Sistemas Operacionais

07/03/2012 07h10 - Atualizado em 07/03/2012 07h10

Microsoft acusa Apple de deixar iPhones antigos lentos para forçar a compra de novos

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A Microsoft fez uma acusação séria contra a Apple. Segundo a empresa, a fabricante de iPhones e iPads deliberadamente deixa as gerações anteriores de seus produtos mais lentas, via atualizações de software, como forma de forçar os consumidores a comprarem versões mais recentes dos produtos. As acusações partiram do novo diretor da área de mobilidade da Microsoft, Terry Myerson.

Microsoft eleva o tom nas críticas e acusa a Apple de forçar a compra de novos iPhones via atualização de software (Foto: Divulgação)Microsoft eleva o tom nas críticas e acusa a Apple de forçar a compra de novos iPhones via atualização de software (Foto: Divulgação)

Em uma apresentação no Mobile World Congress, foi perguntado a Myerson se o Windows Phone teria a mesma compatibilidade que as versões mais recentes do iOS têm com iPhones mais antigos. Myerson respondeu: “você está certo, você pode instalar o iOS 5 em um iPhone 3GS, não será usável, mas você pode instalar. É uma grande ferramenta de vendas. Instale este sistema que torna seu hardware inutilmente lento para que você se sinta compelido a comprar um novo iPhone”, disse.

Terry Myerson não discutiu, entretanto, sobre a política de atualizações do Windows Phone para o futuro. Até aqui, a Microsoft mantem a saudável tradição de atualizar todos os celulares que rodam seu sistema operacional móvel.

Comparando com o Android, Myerson também distribuiu mais patadas. “Estatisticamente falando, é como se nenhum telefone com Android fosse atualizado. São grandes bugs e nunca são resolvidos. É o que vemos estatisticamente”, disse o executivo da Microsoft.

O Windows Phone 8 terá alterações radicais no Core do sistema, e isso tem levantado muitas dúvidas sobre a compatibilidade da nova edição do sistema com aplicativos antigos. Ainda assim, existe a possibilidade de os Windows Phones de primeira geração (a partir da versão 7.0) receberem a atualização do sistema operacional. Entretanto, Terry Myerson não respondeu estas questões.

Via Neowin.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Henrique Martins
    2012-03-08T22:21:59

    Está aí um exemplo de calunia grave. Será que é só pq agora a Microsoft é 7% da Apple. E o Android se tornou um dos sistemas mais usados no mundo, inclusive usado nos dispositivos de celular da Samsung, que aliás é a empresa que mais vendeu smartphones no mundo.

  • Welson Sassi
    2012-03-08T21:37:42

    Mas aí entra o ponto que tenho dúvida até agora. A Apple pelo menos atualiza o iOS gratuitamente para qualquer um dos seus aparelhos, mesmo que o torne lento. Quem tem um iPhone 3gs pode ter o iOS 5.1. E a Microsoft? Pretende ter a mesma postura? Posso comprar um Windows Phone com Windows 8 e ter a tranquilidade de que receberei o Windows 8.5, 9, 10 ou seja qual for a versão gratuitamente sem precisar trocar de aparelho? Gostaria muito dessa resposta, pois tenho muita vontade em ter um Windows Phone e um Tablet Windows.

  • Willian Santos
    2012-03-11T19:44:11

    Acredito que isso é meio obvio se você tem um sistema atual aproveitando o máximo de um hardware atual, fica difícil ele ter um bom desempenho em um hardware ultrapassado, é como querer instalar windows 7 em uma pentium D com 512mb, vai ser rápido por acaso? Pra mim a microsoft não passa de um monte de invejosos isso sim

  • Leandro Medeiros
    2012-03-09T14:46:22

    Ele tá preparando o terreno do novo Windows Phone. Caindo em contradição porque primeiro reclama da Apple atualizar os aparelhos, deixando todos com as mesmas funcionalidades... depois fala mal do Android por não fazer o mesmo. Onde tá gravidade nisso? pra mim é ideal ter atualizações de um novo aparelho no antigo, aumenta a vida útil dele. A empresa não vai gastar dinheiro desenvolvendo para versões antigas, faz adaptações pra elas, mas o foco são os mais novos, os mais potentes. Logo não suportarão mais atualizações, ficarão sem os novos recursos quem achar que deve, trocará mesmo.

  • André Nunes
    2012-03-08T13:43:36

    O sujo falando do mal lavado.

  • Raphael Ribeiro
    2012-03-08T10:01:11

    ok, como se a Microsoft não obrigasse os usuários a trocar de pcs por causa do Windows.

  • Ricardo Gouveia
    2012-03-08T09:40:28

    Todo usuario de iOS sabe bem o que cada versão faz com seu aparelho, a Apple divulga muito bem essas informações, no entanto ninguém é obrigado a usar a versão final do sistema para sentir que tem um bom aparelho em mãos. O uso das versões antigas do sistema é liberado. E com o WP8, as pessoas são compelidas à atualização?

  • Carlos Junior
    2012-03-07T23:11:19

    Não dá para acreditar na empresa que é mestre em oferecer versões novas de aplicativos que estão sempre consumindo mais e mais dos recursos dos nossos equipamentos querer se sair de "boazinha" com essa para cima da Apple. Acham que somos otários e que somente a Microsoft é que vale a pena...

  • Maestro Bogs
    2012-03-07T22:35:54

    Estão alegando quebra de patente? xD

  • Ricardo Silva
    2012-03-07T21:31:17

    acho que o problema eh que a cada lancamento de um novo aparelho o processador melhora consequentemente o ios adiciona funcionalidades que antes nao eram possiveis e claro que se fizer uma atualizacao do ios os aparelhos antigos teram que trabalhar mais pra darem conta do recado consequentemente teram uma performance abalada....

  • Paulo Gomes
    2012-03-07T21:28:09

    "(..) deliberadamente deixa as gerações anteriores de seus produtos mais lentas(...)" Qualquer semelhança com os produtos vendidos pela própria Microsoft é pura coincidência.

  • Robson Araújo
    2012-03-07T21:07:00

    Pura verdade tenho um ipod touch 4g e atualizei a versão 5.0.1 e fica muito bem mas nos dispositivos mais antigos realmente fica lento

  • Daniel Bernardes
    2012-03-07T20:01:47

    O sujo falando do mal lavado ! kkkk

  • Chico
    2012-03-07T19:49:43

    Mesma "técnica de vendas"... Não lembro de ter comprado nenhum pc com hardware MS até hoje...

  • Lucas Cruz
    2012-03-07T10:37:50

    Mudando de assunto... esses CAPTCHA do techtudo são muito ruins

  • Lucas Cruz
    2012-03-07T10:34:23

    É, realmente o Terry aproveitou a pergunta feita para atacar os adversários sem se preocupar com o que estava dizendo. Bom, imagino que se um iphone 3GS não fosse compatível com o IOS5 aí sim que o pessoal iria querer comprar o 4. E se você não traz novidades suficientes para lançar uma nova versão, que aproveite melhor o potencial do seu novo Hardware, então para que lançar uma nova versão? Se o IOS5 trás essas inovações, bom, acredito que sim. Passível de discussão. Sobre o androide, tenho um e concordo com o que ele diz. De qualquer forma veremos qual será a politica de atualização da MS.

  • Rafael Cruzeiro
    2012-03-07T09:57:08

    Primeiramente, conheço várias pessoas com o 3GS que atualizaram para o iOS 5 e não relataram essa lentidão exagerada; ao ponto do aparelho se tornar inutilizável. A performance do aparelho não é a mesma da do 4 ou 4S, claro, mas ele continua sim, perfeitamente utilizável. E, como disse o Eduardo Moraes, a hipocrisia da Microsoft é f*. Ela processa a Apple pelo nome de sua loja (App Store) ser, digamos, genérico demais, mas esquece do nome do seu carro chefe: Windows. Acho que a M$ precisa primeiro olhar para seu próprio rabo e deixar de ser invejosa.

  • Bruno Técnico
    2012-03-08T14:55:13

    E o que que a Microsoft tem a ver com isso. Alfinetando a maça. Ambas se merecem. :/

  • Bitstorm
    2012-03-07T12:51:00

    Puro mimimi. A Microsoft é famosa em adotar esta mesma "técnica de vendas" por anos... e quanto ao Android possuo há dois anos um Sony XPERIA X10(originalmente com Android 1.6) e ele vai muito bem, obrigado, com a versão Gingerbread 2.3.7. Continua rápido e funcional. Como disse, puro mimimi da M$.

  • Dulce Xavier
    2012-03-07T12:22:48

    Eu tenho um Ipod Touch e fui atualizar para nova versão e esta lento sim!!!! Concordo com a Microsoft...! kkk

  • Matheus Lopes
    2012-03-07T11:19:22

    mentira

  • Eduardo Moraes
    2012-03-07T09:17:38

    Ainda bem que a M$ não faz isso né? Quando ela lança novos Windows, são novas funcionalidades. Se os concorrentes fazem, não pode! Viva a hipocrisia! Viva a desonestidade!!