Internet

18/03/2012 13h00 - Atualizado em 20/03/2013 08h51

Microsoft detalha proteção e navegação no estilo Metro do IE 10

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

O Internet Explorer 10 já chegou, ao menos para quem testa a versão Consumer Preview do Windows 8. Entre diversas melhorias, o navegador surge com proteções mais evoluídas, para prevenir invasões. Alguns destes avanços de segurança estão vinculados com a proteção de memória do navegador.

Novas proteções tornaram o Internet Explorer 10 mais seguro (Foto: Reprodução/IEBlog)Novas proteções tornaram o Internet Explorer 10 mais seguro (Foto: Reprodução/IEBlog)

Em resumo, boa parte das invasões promovidas por hackers são conseguidas a partir da exploração de brechas no navegador. São vulnerabilidades que permitem que um código seja executado remotamente, sem que o usuário perceba. O novo Explorer possui um loader que evita que isso aconteça.

Chamado de ForceASLR, o loader instrui o sistema operacional a randomizar todos os locais dos módulos em execução pelo navegador. Entenda módulos como códigos e recursos dos quais o browser necessita para operar. Um hacker, para poder invadir o computador, precisa saber exatamente onde está o módulo malicioso. Se o navegador bagunçar o endereçamento destes módulos, a tarefa fica muito mais difícil.

De cara nova

O Internet Explorer embarca também no design minimalista e na interface Metro. No blog oficial de desenvolvimento do Internet Explorer 10, a Microsoft explica em um extenso post o funcionamento e a usabilidade do navegador.

Internet Explorer 10 tem bom nível de integração com o restante do Windows 8 (Foto: Reprodução/IEBlog)Internet Explorer 10 tem bom nível de integração com o restante do Windows 8 (Foto: Reprodução/IEBlog)

Como não poderia deixar de ser, o maior destaque está na ponta dos dedos. Páginas fixadas como favoritas, ou registradas no histórico, tornam-se os grandes tiles que você pode ver na imagem. O texto também explica os diversos movimentos com os dedos, como a pinça para fazer zoom (que você já faz no celular).

Outro detalhe interessante é o nível de integração do navegador com o restante do sistema. Dentro do Internet Explorer você poderá rodar o Messenger de maneira mais fluída – lembrando que, ao logar no Windows 8, você é obrigado a vincular uma Windows Live ID ao sistema, que dá direito a uma conta do Messenger.

Via Neowin e Internet Explorer Blog

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Lucas Sousa
    2012-03-19T19:10:30

    esse explore com a interface metro simplesmente sumiu do meu pc!!!! so ficou o normal!!!

  • Marcelo Marques
    2012-03-19T18:59:25

    Perfeeeito...! Éu diria que é o único Explorer na qual deveria ter sido feito. É INCRÍVEL... Ja usei todos os explorer anteriores... E entre outros Navegadores.. e confesso que IE10 é o Melhor de TODOS os TEMPOS. Isso ainda na Versão "Windows 8 Consumer Preview" No Windows 8 Oficial creio que estará melhor ainda. Parabéns a Microsoft. Acertou dessa Vez. Alias o SO está Perfeito e Viciante.

  • Bruno Farias
    2012-03-19T18:49:36

    uso Safari. esse browser nunca vai prestar...pode mudar design etc... mas continua sendo pior!!

  • Agnaldo Junior
    2012-03-19T11:48:39

    Também.

  • Alan Loyola
    2012-03-19T11:36:52

    Uso google chrome, desculpa.