Internet

02/03/2012 16h09 - Atualizado em 02/03/2012 16h10

Nova extensão do Chrome baixa os apps do Android Market

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

Se você sempre quis fazer o download dos aplicativos do Android Market de forma mais simples e prática, conheça o APK Downloader. Essa extensão do Google Chrome é capaz de fazer isso, além de permitir que o usuário possa testar aplicativos que, segundo o Android Market, não são compatíveis com o seu dispositivo.

APK Downloader permite o download de aplicativos do Android Market pelo Google Chrome (Foto: Reprodução)APK Downloader permite o download de aplicativos do Android Market pelo Google Chrome (Foto: Reprodução)

O recurso resolve o problema daqueles que sempre quiseram executar alguns programas que, na teoria, podem ser executados em seus tablets e smartphones, mas que não podem ser baixados pelo usuário por causa da identificação feita pelo Google quando o usuário acessa o Android Market pelo dispositivo. Na hora do acesso, o Google detecta qual é a versão do Android presente no dispositivo, e as suas principais especificações técnicas. Com isso, os resultados são filtrados, para que o usuário só consiga instalar aplicativos compatíveis com a sua versão.

Com o APK Downloader, isso não acontece. A extensão pede o mesmo nome de usuário e senha cadastrado pelo usuário no Market, mas a única identificação feita pelo Google é do computador acessado pelo usuário. Desse modo, todos os aplicativos da loja são listados, independente da versão.

Um exemplo ilustrativo dos benefícios da extensão: vamos supor que o jogo “Plants vs Zoombies” é “incompatível” com o Samsung Galaxy Tab 10.1, segundo as regras do Android Market. Porém, quando o jogo foi lançado na Amazon Appstore, ele pode ser instalado e executado sem maiores problemas. Em muitos casos, não há nenhum problema com o aplicativo, e ele pode ser executado em dispositivos com especificações diferentes das exigidas pelo desenvolvedor. O que ocorre é que, em casos especiais, os desenvolvedores é que listam o aplicativo como “não compatível”.

Para utilizar o APK Downloader, o usuário precisa ter o Google Chrome 17 instalado, e o desenvolvedor informa que o procedimento de instalar um aplicativo não compatível com o seu dispositivo é de total responsabilidade do usuário!

Abaixo, confira o vídeo demonstrativo da extensão.

Via Engadget

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Daniel Benicio
    2012-03-02T18:45:11

    não me interessa que ele funciona em smarthpnes e tables oq me interessa é que através desse extensão os aplicativos da android market são compatíveis com o windows?

  • Japa
    2012-03-02T17:13:58

    Esqueceu de mencionar que o desenvolvedor acredita que isso viole as regras do Market segundo a seção 3.3 e que não se responsabiliza por você ou sua conta "3.3. O usuário se compromete a acessar o Market somente através da interface fornecida pelo Google, a menos que tenha permissão específica para fazê-lo por outros meios, expressa em contrato à parte com o Google. O usuário aceita especificamente a proibição de acessar o Market através de qualquer meio automático e deve assegurar que cumprirá as instruções estabelecidas em qualquer arquivo robots.txt presente no website do Market."