Sistemas Operacionais

08/03/2012 19h22 - Atualizado em 08/03/2012 19h22

Nvidia adere a Linux Foundation

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A Nvidia finalmente aderiu à Linux Foundation. Desta forma, a popular fabricante de chips e placas passa a integrar o grupo de fabricantes de hardware que suportam o sistema operacional livre para PCs. O mais importante da notícia para o usuário comum é a possibilidade de que, agora, a Nvidia passe a criar drivers para suas placas voltados para Linux.

Nvidia passará a dar suporte de desenvolvimento para o Linux e pode criar drivers no futuro (Foto: Reprodução)Linux Foundation (Foto: Reprodução)

Atualmente, o usuário Linux que dispõe de uma placa da Nvidia precisa adotar drivers criados em processo de engenharia reversa, porque o software controlador da Nvidia é proprietário. Para estes consumidores, a chance de poder contar com drivers criados pela própria Nvidia é interessante, na medida em que ninguém melhor que o fabricante do hardware para criar um software que explore todas as capacidades de seus produtos.

A entrada da Nvidia no mundo Linux em caráter oficial pode estar alinhada com a necessidade de desenvolver ferramentas de olho na supercomputação. As novas placas Kepler deverão estar em alguns dos principais supercomputadores dos próximos meses e estas máquinas, normalmente, adotam variações do Linux para funcionar.

Via Electronista

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Felipe Caseira
    2012-03-08T19:38:15

    A Nvidia em seu site oficial já oferece drivers para linux há algum tempo