Video game

28/03/2012 18h32 - Atualizado em 28/03/2012 18h32

“Orbis” pode ser o codinome do novo PlayStation

Arthur Figueiredo
por
Para o TechTudo

O site Kotaku descobriu várias informações sobre o sucessor do PlayStation 3, através de fontes dentro da própria Sony. O site afirma que o console está em desenvolvimento sob o codinome “Orbis” (que poderia, inclusive, ser o nome final do aparelho) e detalha várias especificações técnicas, além de temas controversos como retrocompatibilidade e bloqueio de games usados. Tenha em mente que nenhuma informação a seguir foi confirmada pela Sony.

Como será o novo PlayStation? (Foto: Reprodução/GSM Arena)Como será o novo PlayStation? (Foto: Reprodução/GSM Arena)

Primeiramente, sobre o seu nome: Orbis pode ser traduzido como “mundo”, “órbita” ou “círculo”, pode ser uma referência à conectividade global do console. Ele supostamente será lançado no fim de 2013, a tempo para o natal. Seus jogos serão vendidos novamente em Blu-Ray ou digitalmente, via download. Apesar de usar a mesma mídia, o Orbis não será compatível com jogos do PlayStation 3.

Além disso, será necessário registrar os jogos comprados na sua conta da PSN, uma medida contra a pirataria e jogos usados. Assim, o novo console deve exigir conexão constante à internet. Jogos usados ou mesmo emprestados terão seus recursos limitados, ou similares a demos. Para acessar o jogo completo, pode ser necessário pagar à Sony uma taxa adicional.

Entre as especificações de processamento do Orbit, está um processador de 64 bits e uma unidade de processamento gráfico da família Southern Islands (mais precisamente a série Radeon HD 7000), ambos da AMD. A resolução máxima do console é de impressionantes 4096 x 2160 pixels, e será capaz de reproduzir jogos em 3D estereoscópico em 1080p.

Algumas produtoras já teriam recebido kits básicos de desenvimento de jogos desde o início do ano, e novos kits, revisados e melhorados serão continuamente enviado ao longo do ano. Unidades beta do console estariam disponíveis já no fim de 2012.

Após o vazamento do “Durango“, codinome do sucessor do Xbox 360, estava mesmo na hora de aparecer algum detalhe sobre o novo PlayStation doméstico. Se o que o Kotaku descobriu é verdade, só o tempo dirá. Fique ligado.

Via Kotaku e GSM Arena

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ivan Schrammel
    2012-03-29T14:59:32

    "Para acessar o jogo completo, pode ser necessário pagar à Sony uma taxa adicional." Só pode ser piada... Jogos em torno dos 199,00 reais + Conta de Internet e agora + taxa adicional... Parece o Governo Brasileiro com os impostos !!!

  • Valdir Pascoalino
    2012-03-29T14:05:16

    Até parace que vão mudar o nome para "orbis" hahahahahah ridiculo isso!!!

  • Jayme Schmitz
    2012-03-29T09:32:47

    Ja estou vendo até quando vou ter videogames. É Wii U e fim de papo. Chega, esses caras só querem mesmo é ferrar com sua vida. Só mesmo o console da Sony nao deve ter retrocompatibilidade. Pura sacanagem.

  • Lawrence Teixeira
    2012-03-29T09:13:54

    Não rodar jogos do PS3 vai ser muita palhaçada. Aliás, essa porcaria de ter que registrar o jogo na PSN e exigir conexao com a internet o tempo inteiro vai ser muita sacaganem.

  • Renato Catto
    2012-03-29T09:02:10

    Se o novo PS não rodar os do PS3 vai ser muito triste. Tem jogos do PS3 que ainda estão para sair, eu espero que quando sair o novo ele conciga roda os jogos do PS3

  • Marcelo T
    2012-03-29T09:47:41

    pra vc ver onde q a gente vai chegar, alem de vc pagar caro num console, vai ter q pagar caro em um jogo, e ainda pagar caro em uma net...vou ficando com o meu x360 e se for assim por diante, sera meu ultimo console, e uma pena ..

  • Renato Catto
    2012-03-29T09:41:35

    Pessoal precisa ver que isso É um boato, nos não sabemos se não terá compatibilidade, provalmente terá, já que será a mesma mídia. Ainda tem jogos sendo feito para PS3 que lançaram ano que vem, eles não iriam lançar outro video game incompativel com o outro sendo que ainda tem jogos do antigo para serem comprados. No caso do Ps2 foi pela diferenciação da mídia e porque era melhor jogar pirata no ps2.

  • Lucas Almeida
    2012-03-29T17:01:51

    Se for isso mesmo a Sony deve estar querendo perder dinheiro e deixar a Microsoft dominar o mercado de consoles!

  • Michael Bechior
    2012-03-29T11:45:41

    Videogame é conforto, não vai baixar o preço a ponto de vc pagar preço de pirata em original, isso é fato, vejo muita gente boa reclamando que um game custa 80, 90 reais, por.. tá de brincadeira né!

  • André Espindola
    2012-03-29T11:22:13

    Com essas medidas, eu vejo a queda da sony. O que o jogador mais quer é liberdade eles podem até lançar esse videogame e fazer algum sucesso, mais com certeza uma concorrente vai lançar um com a mesma potencia e sem tanta proteção e fazer um sucesso maior ainda, como está acontecendo hoje em dia com o Xbox 360.

  • Melquizedec Santos
    2012-03-30T20:01:32

    A Sony pode estar dificultando pra quem so compra pirata mas enquanto isso ta alegrando as produtoras de jogos. Assim vai continuar do mesmo jeito: PS3 com os melhores jogos e 360 com os genericos.

  • Robert Barreto
    2012-03-30T12:08:55

    é impressionante!!! tao querendo me fazer parar de jogar videogame!!! nao poder jogar jogos usados? sem retroconpatbilidade? nao posso nem pegar emprestado o game de um amigo meu pra jogar no meu console? tudo isso falaram do ps3, que nao ia rodar jogo pirata nem nada, e olha hj? rsrsrs

  • PAULO QUEIROZ
    2012-03-29T18:50:09

    calma ae pessoal, o cara la da playstation veio a publico e falo q era mentira as coisas sobre o bloqueio de jogos anteriores, mas o mais intrigante e o fato de ele nao desmentir todos os outros aspectos... o q daria a entender q naum sao mentiras

  • Radames Silva
    2012-04-11T15:52:37

    Continue assim Sony que logo logo é caixão.

  • Carlos Filho
    2012-03-31T01:34:19

    Depois dessas noticias,eu vou mudar pra Microsoft,porque é simplesmente sem noção!Mas acho que eles vão continuar lançando jogos pro ps3!

  • Thiago Pereira
    2012-03-30T23:34:56

    Se tudo isso ai for verdade, acho q a sony realmente ta tentando fazer a pirataria não chjegar no console enquanto o xbox vai aumentando as vendas por causa dos games piratas.E que historia é essa de não rodar games do PS3?Era só o q faltava e ainda por cima pra jogar certos games usados tem q pagar pra sony uma taxa adicional pra jogar o game completo(como se fosse demo).Espero q tudo isso seja mentira.