Internet

15/03/2012 08h57 - Atualizado em 15/03/2012 08h57

Pessoas decidem se gostam ou não de outras pelo perfil no Facebook

Priscila Martz
por
Para o TechTudo

Uma pesquisa realizada pela Ohio State University, nos Estados Unidos, revelou que aquela velha história de “julgar pela capa” também se aplica ao mundo virtual. Segundo o estudo, as pessoas são capazes de afirmar se gostam ou não de alguém com base em informações postadas nas redes sociais. A pesquisa teve a participação de 195 alunos e utilizou o Facebook como referência.

Pessoas são julgadas pelos seus perfis no Facebook (Foto: Reprodução)Pessoas são julgadas pelos seus perfis no Facebook (Foto: Reprodução)

Em um teste, os alunos foram convidados a avaliar quais pessoas eram introvertidas ou extrovertidas numa escala de 1 a 7. Eles tiveram acesso ao mesmo grupo de perfis, e puderam analisar as fotos, as pubicações no feed de notícias e as descrições postadas na biografia.

A pesquisa segmentou quatro tipos de perfis com base nas respostas dos alunos. No primeiro, a pessoa é vista como extrovertida quando posta fotos com familiares, amigos e em festas nos álbuns. No segundo, o usuário é visto como introvertido quando posta fotos lendo livros, realizando alguma atividade ou passeando em algum parque. No terceiro, a pessoa é vista como introvertida quando posta uma foto profissional no perfil, mas escreve mal. No quarto e último, é vista como extrovertida mesmo quando posta uma foto de baixa qualidade no perfil, pois as suas publicações são chamativas.

O professor selecionou mais 84 alunos para realizar um segundo teste. Essa outra pesquisa revelou que quem posta fotos na frente do espelho ou sozinho é visto como uma pessoa solitária. A pesquisa concluiu que o primeiro passo para ser julgado como uma pessoa extrovertida é evitar esses tipos de fotografias e buscar postar imagens que demonstrem a sua presença em círculos sociais.

Na última avaliação, os alunos também demonstraram como as pessoas são julgadas por suas publicações. Quem posta textos reflexivos-depressivos é visto como introvertido ou solitário, enquanto quem opta por textos reflexivos-positivos é visto como sociável.

Via Daily Mail

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gerson Junior
    2012-03-16T06:59:43

    essa é da série "Noticias que mudarão o mundo"

  • Dionatan Castro
    2012-03-16T01:08:14

    Se "Julgar um livro pela capa" já é ruim na vida pessoal, pelas pessoas não saberem o que falam, agora inventam isso no Facebook.. Esse Mundo ta perdido mesmo!

  • Juliette Venâncio
    2012-03-15T23:30:40

    Nossa então o tal do Diego Silva perdeu muito o tempo dele indo até o final da reportagem, ao invés de criticar poderia deixar de ficar lendo certas "futilidades" e fazer algo construtivo!

  • Nilcelene Franca
    2012-03-15T21:36:47

    futilidade total!!!!!!

  • Graza Cavalcanti
    2012-03-15T18:36:32

    Lizete Azevedo, faltou o NADA HAVER KKKKKKKKK

  • Joisa Carneiro
    2012-03-15T18:03:28

    Como a matéria fala sobre facebook. quero denunciar um aluno do quarto ano de medicina da FTC de Salvador, ele postou uma foto de um homem nú em seu facebook escreveu o nome de um colega da sua turma e está o ridicularizando. E a ética profissional e até mesmo pessoal? Será que este é o perfil do futuro profissional de medicina do nosso país? Um dia desses um grupo de estudantes de medicina estava ridicularizando com uma "musiquinha" as calouras de enfermagem. São esses futuros profissionais que entregaremos nossas vidas, a vida de nossos familiares?

  • Lizete Azevedo
    2012-03-15T17:48:47

    O que essa menina escreveu ? (porisso, as veses). Machado de Assis SOS!!!!

  • Nunes Sousa
    2012-03-15T16:41:05

    Mente pequena.... fazer uma pesquisa para descobrir o obvio.

  • Pamela Maria
    2012-03-15T15:20:17

    aff's nada haver.. a minha foto de perfil esta de frente ao espelho, e nem porisso eu sou solitaria! só as veses.. hehe..

  • sheila amaral
    2012-03-15T12:48:45

    GET A LIFE SCRUBS

  • Marcos Barbosa
    2012-03-15T11:29:53

    o pessoal ficar nas salas de faculdade só no facebook isso é um problema unico e exclusivo delas, se elas estão perdendo aula por isso acho que ninguém tem que se intrometer ou falar que é relevante ou não. Cada um sabe de suas responsabilidades afinal em uma Universidade todos já são bem grandinhos para dizer o que é certo e errado, não é ?

  • DIEGO SILVA
    2012-03-15T11:12:32

    Nossa juraaaaaaa?!?!?!?!?!?!?!?!?!?! Meu Deus, que mundo nós vivemos; ninguém, absolutamente ninguém no mundo saberia dessas informações se não fosse essa reportagem.. Fala sério........... que tal a fazer uma pesquisa de quanto o facebook atrapalha no aprendizado nas faculdades, porque o povo leva note/netbook pra facu e ao inves de copiar a matéria, ficam nerdando no face a aula toda.. Isso sim é relevante pra sociedade, não tentar se auto afirmar frente ao mundo virtual.