Jogos de RPG

16/03/2012 17h08 - Atualizado em 19/03/2012 17h37

Prévia de Mass Effect 3

Ingo Müller
por
Para o TechTudo

Mass Effect 3, um dos games mais aguardados de 2012, foi lançado no dia 6 de março e está disponível nas principais lojas de varejo do país. Porém, logo após a chegada do título às prateleiras, a comunidade online iniciou um grande debate sobre a qualidade da última aventura do Comandante Shepard. Muitas pessoas elogiaram o game, mas existe um consenso nos fóruns especializados sobre o final da saga, apontado como decepcionante.

ME3Mass Effect 3 (Foto: Divulgação)

Pensando nisso, o TechTudo elaborou uma prévia para que o jogador brasileiro possa ponderar se vale a pena adquirir o título. Aqui, vamos levantar os principais méritos e também os pontos negativos do game, na tentativa de auxiliar o leitor nesta decisão.

Enredo

Neste game, acompanhamos a viagem final da nave Normandy. Sua tripulação já repeliu ataques de invasores robóticos e raças alienígenas nos jogos anteriores, porém, desta vez, o que está em risco é a vida na galáxia. Os Reapers, entidades que existem desde o princípio do tempo, vieram das profundezas do espaço para erradicar todas as criaturas orgânicas da Via Láctea.

ME3 2Mass Effect 3 (Foto: Divulgação)

Um dos alvos deste ataque arrasador foi o planeta Terra, que ficou devastado após a investida inicial. A aliança terrestre formou uma resistência para conter os invasores, tentando ganhar tempo enquanto o comandante John Shepard partiu pela galáxia em busca de meios para vencer a guerra que se alastrava pelas estrelas.

A jornada não é fácil, pois outras civilizações também estão sofrendo com os Reapers. Para conquistar os aliados necessários para o confronto final, Shepard terá de ser tão bom diplomata quanto é soldado, já que no universo de Mass Effect, o primeiro front sempre é político.

O que esperar do jogo

. Horas de diversão épica;

. Ação e interação social na medida certa;

. Possibilidade de customizar sua experiência, deixando o jogo com mais cara de game de ação ou RPG, de acordo com a sua preferência;

. O retorno de muitos personagens queridos;

. Pela primeira vez na série, há multiplayer online;

. A conclusão de uma das maiores histórias de ficção científica dos videogames.

ME3 3Mass Effect 3 (Foto: Divulgação)

O que pode decepcionar

. Alguns bugs e congelamentos, que devem ser corrigidos em patches futuros;

. A queda de frames chega a ser irritante em alguns pontos;

. Esquadrão reduzido em relação a ME 2;

. Enredo confuso para quem não acompanha a série desde o começo;

. Impossibilidade de importar um jogo salvo na nuvem – o game só resgata seu progresso se você tiver um save no HD do console;

. Alguns finais do jogo podem decepcionar jogadores que esperavam uma conclusão mais heroica para a saga.

O que surpreende

. A possibilidade de importar um jogo salvo e ver que suas decisões interferiram bastante no desenrolar da trama, vendo que até personagens secundários dos DLCs de Mass Effect 2 podem mudar o rumo dos acontecimentos neste game;

. Distribuição digital simultânea ao lançamento no varejo;

. Perceber como conflitos pessoais ficam em segundo plano diante de uma ameaça galáctica.


Ficha Técnica

Nome: Mass Effect 3
Gênero: RPG de ação
Distribuidora: EA
Plataformas: Xbox 360 e Playstation 3
Lançamento: Já disponível

Confira o Mass Effect 3, disponível na nossa seção de downloads.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Renato Catto
    2012-03-19T09:56:06

    O final foi horrivel, e não é pq precisava ser mais heroico e sim pq NÃO explica NADA, simplesmente acaba sem explicação alguma, deixando o jogador no escuro, além de outras situações muito mal explicadas que não irei falar para não dar spoiler.

  • Renato Catto
    2012-03-20T10:46:59

    Não concordo que tenha que deixar nas entrelinhas. A explicação dos reapers foi muito mal contada e a ultima cena, foi muito mal explicada. Um jogo onde já foi confirmado o Mass Effect 4 que não terá o Shepard, não explicar direito o que acontece é bem triste, vou ter que pagar o Mass Effect 4 para saber o final do 3. Bem essa é minha opnião eu paguei o jogo para ter um final onde tivesse uma exlente explicação, pois estava ancioso para descobrir a resposta desde o primeiro jogo.

  • Ingo Müller
    2012-03-19T15:49:09

    Cara, eu gostei do final. Entendo que muita gente não curtiu, mas achei legal ficar nas entrelunhas, deixando para imaginação - mas a relação da pessoa com o jogo é pessoal e mesmo para quem não curtiu o fim, ME3 é um jogo obrigatório, não acha Renato?