Sistemas Operacionais

13/03/2012 18h24 - Atualizado em 13/03/2012 18h24

Sony Xperia Sola, um Android touchscreen que dispensa toques

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

Um smartphone que dispensa o contato dos dedos do usuário na tela. Essa é a proposta da Sony ao apresentar o mais novo membro da família Xperia, o Sony Xperia Sola. O lançamento do aparelho foi feito longe dos holofotes da Mobile World Congress 2012, mas recebeu destaque pelos novos recursos integrados, apesar de suas especificações medianas.

Sony Xperia Sola (Foto: Divulgação)Sony Xperia Sola (Foto: Divulgação)

O Xperia Sola possui um processador dual-core de 1 GHz e conta com o sistema operacional Android 2.3 Gingerbread - a Sony garante que o lançamento será atualizado para o Android 4.0 Ice Cream Sandwich até o mês de junho de 2012.

Sua tela de 3.7 polegadas possui uma resolução de 854 x 480 pixels, e apesar do smartphone vir com 8 GB de memória interna, apenas 5 GB estão disponíveis para o armazenamento de conteúdo. Essa deficiência é compensada, porém, com o suporte a cartões microSD.

A câmera de 5 megapixels é capaz de gravar vídeos em HD (720p), trazendo uma combinação que está se tornando padrão entre os dispositivos móveis. Em relação aos itens de conectividade, o Sony Xperia Sola usa 3G, Wi-Fi, DLNA, Bluetooth, GPS assistido e tecnologia NFC.

Mas o principal destaque do aparelho é o fato de o usuário não precisar tocar na tela para interagir com o smartphone. Para que isso aconteça, a Sony implantou no dispositivo um recurso chamado “Floating Touch” (ou “Toque Flutuante”), que permite a navegação apenas com a aproximação do dedo, sem precisar tocá-la diretamente.

A empresa informa que o recurso é possível graças a um fino painel que fica sobre a tela, que capta a eletricidade transmitida pelo corpo do usuário. Essa também é uma justificativa para o formato do aparelho, que possui a tela sobressaltada do restante do telefone.

A Sony ainda não informou o preço ou a data de lançamento do Xperia Sola, mas deixaram o vídeo promocional do produto para tomarmos gosto com o aparelho.


O que você achou da proposta do Xperia Sola? Compraria um? Dê a sua opinião nos comentários.

Via Gizmologia

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Nicolas
    2012-10-24T13:56:12

    Qual a graça de um smartphone desse se vc fica alguns centimetros sem tocar na tela, se por acaso acompanhasse o movimento dos olhos para pessoas tetraplégicas ai sim seria inovação

  • Lin Hong
    2012-03-27T16:31:55

    Um monte de gente reclamando de coisas que nem ao menos viram. Acham que uma empresa desse porte ia fazer um celular que atende sozinho no bolso ou que a usabilidade não seja boa?

  • Tulio Moraes
    2012-03-16T10:40:22

    Mas com aparelho touch screen, quando o celular toca as vezes atende no bolso por conta do contato, agora esse entao vai atender assim q tocar, se estiver no bolso!!!

  • Mario Pereira
    2012-12-02T20:21:16

    comprei um e gostei muito, falaram que nao é preciso tocar pra fazer alguns comandos na tela mais no meu ate agora so na home page que ao chegar proximo da tela q ele mostra alguma reação, outra é que ta muito complicado instalar os jogos nele e mais que ele é muito recente. mais tirando isso, a camera é muito boa, o fone de ouvido é muito bom, ele é extremamente leve e muito fino tambem... resumindo, ta aprovado. vlw

  • Jeyel Brito
    2012-03-16T12:00:11

    Cada vez a tecnologia nos surpreende. espero mais surpresas, tipo celular integrado com alarme do carro e trava das portas. to gostando desse ano 2012 que vem ...

  • Rodrigo Silva
    2012-03-14T10:31:12

    Ele dispensa o toque, vc so precisa aproximar o dedo na tela. Mas na hora da pressa, isso ai vai ser extremamente irritante para o usuario! Celular td touch screen as vzs irrita. Tem que ter teclado fisico.

  • Daniel Benicio
    2012-03-13T21:22:48

    só não entendi um coisa como mexer nele então já dispensa o toque e também parece que não tem tecla??