Tablet

16/03/2012 14h43 - Atualizado em 16/03/2012 16h41

Tablets Android só vão superar o iPad em 2015, diz IDC

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

O iPad é o campeão de vendas entre os produtos de tecnologia. Sozinho - com seu sistema operacional móvel iOS -, o tablet da Apple ultrapassa a venda somada de toda a concorrência. Mas um estudo do IDC prova que a empresa não conseguirá impedir o inevitável: os tablets Android serão os líderes do mercado global em três anos.

Novo iPad (Foto: Reprodução/The Verge)Novo iPad (Foto: Reprodução/The Verge)

A Apple ainda domina o mercado de tablets, mas sua participação de começa a cair de forma lenta e gradativa. O principal motivo para o seu declínio é a oferta de dispositivos Android a preços baixos, como o Kindle Fire, da Amazon. Prova disso é que a Apple vendeu um número maior de iPads no quarto trimestre de 2011 (15,4 milhões, contra 11,1 milhões do terceiro trimestre), mas sua participação de mercado caiu, de 61,5% (no terceiro trimestre de 2011) para 54,7% (registrados no quarto trimestre de 2011).

O iPad, por outro lado, é um único produto de uma única fabricante (Apple), e ainda assim ele consegue brigar contra todos os demais dispositivos Android lançados no mercado. O estudo lembra que esse detalhe fará com que a Apple continue a ser a empresa dominante em vendas unitárias de seus produtos. Porém, como a tendência é que haja uma maior oferta de dispositivos com Android, o sistema do Google deverá ultrapassar a fatia do iOS no mercado global até o ano de 2015.

Por outro lado, o IDC prevê que o iOS ainda será o sistema operacional líder em receitas por um bom tempo. O estudo acredita que, pelo menos até o ano de 2016, a Apple terá o sistema mais lucrativo, podendo manter essa posição por mais alguns anos.

Livros, aplicativos e sites no mesmo lugar (Foto: Stella Dauer) (Foto: Livros, aplicativos e sites no mesmo lugar (Foto: Stella Dauer))Kindle Fire (Foto: Stella Dauer)

Kindle Fire é o Android mais vendido do mundo

Falando um pouco mais sobre o Kindle Fire, o estudo da IDC revela que o produto da Amazon foi o tablet que mais cresceu em participação de mercado, vendendo 4,7 milhões de unidades ao redor do planeta - o suficiente para ocupar a segunda posição do mercado mundial, com 16,8%.

Segundo o analista da IDC, Tom Mainelli, “a entrada da Amazon no mercado de tablets, com um produto com tela de 7 polegadas e preço de US$ 199 chamou a atenção de consumidores de todo o mundo, apesar do Kindle Fire ter sido comercializado apenas nos Estados Unidos no último trimestre de 2011″.

O sucesso do Kindle Fire fez com que a cota de mercado do Android subisse de 32,3% no terceiro trimestre de 2011 para 44,6%, no quarto trimestre. O crescimento de concorrentes da Amazon também contribuíram para o crescimento do Android: a Samsung aumentou sua participação, de 5,5% para 5,8%; e a Barns & Noble subiu de 3,5% para 4,5%. As duas marcas foram registradas no último trimestre de 2011.

O mercado de tablets também cresceu de um modo geral. No último trimestre do ano passado, 28,2 milhões de tablets foram vendidos ao redor do planeta, representando um crescimento de 155%, se comparado aos resultados de 2010, no mesmo período do ano. O IDC prevê que em 2012 serão vendidos mais de 106 milhões de tablets no mundo todo.

Via Engadget.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Romulo Nascimento
    2012-03-18T10:08:26

    hhahahahahaah ate lá o mundo ja acabou! :D

  • Dsadsa
    2012-03-17T13:45:32

    José ja foi feito pesquisas e apps travam mais no iOS do que em Android, bj0s vai se informar!

  • Wellington Carvalho
    2012-03-17T12:14:36

    fico impressionado com esses fãs de carteirinha da apple..que não enxerga um 1mm na frente...e se acham descolados. Se o Android já bateu o IOS nos celulares, porque não nos tablets? A apple vai verificar a mesma coisa que já aconteceu com o windows...o sistema operacional da Apple é até melhor...mas o maior número em vendas é do Windows. Vai acontecer a mesma coisa com o Android! E quando o Android for moda, o IOS será apenas a exceção. Abraços

  • Agnaldo Junior
    2012-03-20T00:21:39

    e continuo não gostando da Apple.

  • Agnaldo Junior
    2012-03-20T00:18:53

    Tanto fato e nada de fato! Quanto aos apps, tudo depende de qual é a sua necessidade. Tem uns, tipo o baba cão de fato, que compra um tablet para ficar brincando... Sabe tudo, de fato.

  • Alan Pinheiro
    2012-03-19T21:15:41

    Já tive iTouch e iPad, e só me sentia satisfeito se tivesse jailbreak. O ios é muito preso, ter que ficar usando o itunes pra tudo é um saco. Aí comprei um tablet android para experimentar... e é muito bom, é outra história, liberdade total. Só que o android ainda fica devendo no quesito qualidade dos apks, o ios realmente tem apps mais bem feitos. Cada sistema tem seus prós e contras, mas sendo usuário dos dois, hoje em dia, prefiro o android. To louco que lancem um tablet por volta dos 8" ou 9", com boa bateria, leve, e com tegra 3. Sonho de consumo...

  • Agnaldo Junior
    2012-03-19T18:41:09

    Não gosto da Apple. Não gosto do iPad. Prefiro o bom e popular Android. Prefiro Windows e conectividade e a conectividade. O que a Apple tem de bom é o Marketing, e a agilidade. Estou esperando o Asus Prime até hoje e nada...

  • Sansao Alves
    2012-12-29T10:16:25

    simplesmente por que ainda existem brasileiros que são burros. Preferem ser americanos. Dai se vc olhar direitinho a maioria são viadinhos, e não entendem nada de sistema operacional.

  • Agnaldo Junior
    2012-03-20T15:34:17

    É claro que tem tablets melhores que o iPad. O vantagem dele é o ios. Já leram a manchete de hoje? Novo iPad passa por testes após relatos de calor excessivo. Pois é.

  • Fernando Pimentel
    2012-03-20T10:38:20

    Tem gente q não gosta da apple so pq os produtos sao mto caros. E tem gente q so gosta pra ficar falando q pode ter um apple. Apesar de que normalmente quanto + caro melhor a qualidade n significa q seja o melhor. E para as pessoas q odeiam a maçã, so pq é kro da P**** vcs n precisam odiar.

  • Marcelo Brito
    2012-03-19T18:34:14

    A Apple Tem o sistema operacional mais avançado de todos os tempo, Fato! Tem os malhores Apps, que superam em gênero, numero e grau os do Android.Fato! È lider absoluto de vendas, Fato! Abordam os consumidores mais exigentes e antenados. Fato! Tem o magico iPad... Sem comentarios. Pra não ficar sem graça, irei falar a grande vantagem do Android sobre a Apple, O preço, e só. Mas como todo fã da Apple, não busco só novidade e preço, Busco qualidade e confiança.

  • Marco Soares
    2012-03-17T11:30:57

    Vou deixar aqui a minha risada! kkkkkkkk!!! Viva a Apple!

  • Tairone Franklin
    2012-03-16T21:06:46

    quero ver os tablet's top com android, superar o Ipad, se não fica injusto, afinal tem tablet com android de R$300,00 no mercado.

  • Tairone Franklin
    2012-03-16T21:02:49

    O sistema pode até ser, mas quero ver os tablet's com android, na mesma faixa de preço, superar o ipad. do mesmo jeito a comparação devia ser com galaxy S2, com iphone.

  • Paulo Júnior
    2012-03-16T16:25:43

    É um excelente tablet, aliás, estou usando agora. Mas se a Apple continuar com a política de migalhas, vai dançar sem música.

  • Mario Junior
    2012-03-17T15:52:22  

    a apple tem um determinado publico, o publico que visa qualidade não quantidade! o android vai superar o IOS no dia que a apple parar no tempo!

    recentes

    populares

    • Mario Junior
      2012-03-17T15:52:22  

      Concordo com vc,a diferença é que correm atrás sempre buscando inovar e o android fica copiando e competindo,esquecendo de avançar tecnologicamente inovando seus produtos.Gosto muito da qualidade e dos produtos apple,não tenho nada contra android,apenas prefiro o ios,por sua qualidade superior e por estarem sempre a frente. A única coisa que concordo com os fans de android,é que poderia ter um preço mais justo,por outro lado esse valor exorbitante se deve aos altos impostos que todos sabemos.