Video game

05/03/2012 19h50 - Atualizado em 05/03/2012 19h50

Três dicas para saber se o PSVita é seu portátil ideal

Ricardo Farah
por
Para o TechTudo

No ano passado, semanas antes do lançamento oficial do Nintendo 3DS no ocidente, eu escrevi uma coluna semelhante a esta que segue agora.

PSVitaPSVita

Você quer comprar um PSVita? Tenho certeza que sim. O novo portátil da Sony tem tudo para ser, parafraseando um artigo do IGN, o Concorde dos portáteis. Isso porque o aparelho reúne tudo de melhor que seu predecessor teve, além da expertise da Sony em garantir excelentes jogos para todos os gostos e, principalmente, contar com uma série de novidades de hardware seguindo a tendência das atuais tecnologias.

Isso mesmo amigo, o PSVita, por mais cético que alguém possa ser, é um portátil que veio para ficar. Agora, será que vale mesmo a pena adquirir o aparelho?

Para responder essa dúvida, proponho três reflexões abaixo:

1) O quão fã de jogos portáteis você é?
O PSVita, mais do que qualquer outro console portátil, se propõe a ser a mais robusta e moderna plataforma para games de bolso. Mas isso não quer dizer que ele deixa de concorrer com plataformas focadas em games menos hardcore, como os celulares, smartphones, tablets e, obviamente, o Nintendo 3DS.

Muitos games que serão lançados para o PSVita terão o foco primariamente de apresentar uma experiência moderna seguindo o preceito da casualidade e do não-compromisso. Em outras palavras, não espere tão cedo jogar games com duração maior que 10 horas, por exemplo. Haverão exceções, como Ninja Gaiden Sigma Plus, remake que acaba de ser lançado com o aparelho e que garante quase o dobro desse tempo em diversão.

LittleBigPlanet no PSVitaLittleBigPlanet no PSVita

Mas acredite, a grande maioria da biblioteca de jogos do PSVita será formada por jogos que garantirão um replay quase infinito, mas com uma duração deveras limitada. Porque jogo de bolso, via de regra, precisa ser ágil, prático e relativamente simples.

Lembre do exemplo o próprio PSP da Sony. Games como God of War: Chain of Olympus, por mais divertido e polidos que foi, acabou sendo criticado por muita gente pela curtíssima história principal. Porém, em se tratando de um game portátil, eu diria que ele cumpriu muito bem o que prometeu. Ao mesmo tempo, jogos como Patapon trouxe a simplicidade singular atrelada a mais pura diversão que só um game portátil consegue oferecer.

No PSVita, games já lançados como Escape Plan e Little Deviants são os primeiros de uma avalanche de jogos que muita gente gosta de chamar de casual, mas que prefiro chamar de “para diversão sem compromisso”. Ou seja, tenha certeza que pelo poder de hardware (e pela excelente forma como a Sony negocia com as third parties) virão muitos games idênticos a suas contrapartes no PS3 (como Ultimate: Marvel vs Capcom 3 e Uncharted), mas principalmente jogos para todos os tipos de jogadores (como Rayman Origins).

Rayman Origins (Foto: Divulgação)Rayman Origins (Foto: Divulgação)

2) Você se preocupa em estar atualizado com as novas tecnologias?

Só por estar lendo esta coluna no TechTudo eu já presumo que sua resposta seja sim. Em todo caso vale lembrar que se você busca se atualizar nas principais tecnologias do mercado, o PSVita é um prato cheio.

O novo portátil da Sony de fato é uma versão atualizada de seu predecessor (vamos esquecer o PSP Go, por favor), o que inclui: uma tela maior, botões anatomicamente mais confortáveis, maior duração de bateria e, principalmente, um segundo direcional analógico (perfeito para jogos de ação como Metal Gear Solid ou o próprio Uncharted: Golden Abyss que já foi lançado). Só por estes detalhes o portátil já faz muito mais que o antigo PSP. Porém a Sony fez mais bonito ainda.

Uncharted: Golden Abyss (Foto: Divulgação) (Foto: Uncharted: Golden Abyss (Foto: Divulgação))Uncharted: Golden Abyss (Foto: Divulgação) (Foto: Uncharted: Golden Abyss (Foto: Divulgação))

A nova tela do PSVita, muito mais do que maior e com uma iluminação melhor, é feita de OLED, uma das mais modernas tecnologia de telas da atualidade, pois possui iluminação própria, o que deixa a qualidade da imagem muito superior as telas LCDs do iPad, iPhone e, obviamente do Nintendo 3DS. Isso sem falar que ela também é uma tela multi-toque, o que aumenta ainda mais as possibilidades em games, permitindo inclusive que jogos lançados para seus concorrentes sejam portados com a mesma perfeição.

Por falar em tela de toque, o PSVita também possui uma tela traseira multi-toque capacitiva que, assim como a tela frontal, adiciona ainda mais opções de controle nos games – em ModNation Racers Roadtrip, por exemplo, você desenha as pistas que deseja criar para o jogo deslizando os dedos na tela traseira.

A promessa é um jogo de luta acessível para todos os públicos (Foto: Eurogamer) (Foto: A promessa é um jogo de luta acessível para todos os públicos (Foto: Eurogamer))Reality Fighters (Foto: Eurogamer))

O PSVita também conta com duas câmeras (frontal e traseira) de resolução máxima VGA, excelentes para tirar fotos e filmar, mas ainda mais úteis para games que utilizam a badalada tecnologia da realidade aumentada – no game Reality Fighters, por exemplo, você tira uma foto sua para transformar-se em um personagem de um game de luta que acontece no ambiente no qual sua câmera estiver apontando.

Para fechar os destaques de hardware, o portátil também possui sensores de acelerômetro, giroscópio e GPS, úteis para games que utilizam o espaço e movimento do jogador, mas também para recursos como o Mapas do Google ou o Near, que indica a sua localização para seus amigos.

Se seu negócio com tecnologia é mais multimídia, saiba que o PSVita é um belo reprodutor de músicas e filmes, mas também é perfeito para acessar a internet e redes sociais como Twitter, Facebook e Flickr. Tudo isso, sem falar da própria rede online da Sony, com direito a utilização da sua conta do PS3 para sincronizar troféus, baixar games e demonstrações de jogos.

PSVitaPSVita

 

3) Por fim, e mais importante, você aproveitou todos os clássicos de PSP antes?

Essa é a principal pergunta que eu lhe faço. No mundo games, jogo antigo é jogo esquecido. No caso do PSP, o portátil não fez uma campanha de vendas das mais memoráveis, mas foi um aparelho que deu vida a muitos games imperdíveis. No mês passado inclusive eu escrevi nesta coluna um especial sobre os melhores games do primeiro portátil da Sony que você pode ler clicando aqui.

Se você não jogou nenhum destes games, vá por mim. Aproveite-os antes de pensar em um PSVita. Esta será a chance perfeita de você conhecer games que provavelmente não jogará quando estiver com o novo portátil, além de ser a melhor forma de esperar que novos games sejam anunciados e, principalmente, o preço do aparelho no Brasil sofra uma primeira queda.

Feita estas três reflexões, tenho certeza que você saberá se está pronto para o PSVita, ou melhor, se o PSVita é um portátil que atende aos seus requisitos gamer.

Sou suspeito para falar o quanto estou satisfeito com o novo portátil da Sony pois, a cada dia que passa, me sinto um gamer cada vez mais adepto aos aparelhos portáteis. Apesar de ter um 3DS, um iPhone e um iPad, aposto no PSVita como uma experiência em games completamente diferente das demais plataformas – afinal, cada uma se propõe para um fim bem específico, ainda que todas não deixem de ser os novos portáteis do mercado.

PSVita na E3 2011PSVita na E3 2011
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ricardo Farah
    2012-03-12T13:55:15

    Obrigado, Gustavo. Fico feliz que o texto tenha sido útil e esclarecedor! Agora é só curtir a primeira leva de lançamentos do portátil (que não está nada fraca, aliás) antes da primeira avalanche de jogos que estão prestes a ser anunciados. Grande abraço.

  • Gustavo Prado
    2012-03-12T13:29:33

    Muito útil esse texto Farah, parabéns! Agora tenho certeza que não errei na compra do meu Vita. Tive portáteis desde o Game Boy tijolão, sou fissurado por novas tecnologias e aproveitei todos os clássicos do PSP. Que venham mais jogos exclusivos pro Vita pra ele se firmar como um gerador de clássicos assim como foi o PSP.

  • Ricardo Farah
    2012-03-09T14:27:00

    Obrigado, amigo Bruno! Acho que é mais fácil você comprar a versão Slim do que esperar por um Gran Turismo, viu. A menos que você tope esperar uns... três anos... hehe

  • Bruno Amaral
    2012-03-08T19:10:17

    Bela matéria, amigo! Eu tenho um PSP e vou esperar um pouco antes de comprar um Vita. Provavelmente quando lançarem uma versão slim ou chegar um Gran Turismo para ele - o que vier primeiro. :)

  • Tiago Moreira
    2012-03-08T14:29:43

    tbm tenho um e estou muito satisfeito com umsc 3 e uncharted. estou esperando outro jogo de pesso tipo mortal sf x tekken .online eh show de bola nem lag da fodastico.

  • Marcos Sá
    2012-03-08T09:06:18

    Que bom que todos aqui já possuem o seu Ps E-vita, eu vou ter que esperar um pouco mais para comprar um.

  • Antonio Barbosa
    2012-03-07T09:03:47

    Eu quero, ou melhor, vou comprar o Vita. Mesmo estando muito caro. E eu tenho o psp go e acho a mesma coisa do psp slim. Mas gosto é gosto.

  • Melchi Marciano
    2012-03-06T19:27:37

    Eu tenho 1, e é ótimo, tenho Modnation Racers, Uncharted e Fifa Soccer, os três muito bons para o Vita

  • Renan Lourenço
    2012-03-06T10:28:40

    Eu tenho 1 =D,vale muito a pena comprar pois também tem um site confiavel que é a ebay ;) muito legal tem varias funçoes meu jogo favorito é o modnation racers mas pra quem gosta mesmo de aventura ação..é uncharted um belo jogo!