Fabricantes

06/03/2012 13h02 - Atualizado em 25/03/2013 11h56

Valve estaria trabalhando em console próprio: descoberta patente do controle

Arthur Figueiredo
por
Para o TechTudo

No fim de fevereiro, surgiu a informação de que a Valve estaria trabalhando em um console próprio (ou um PC dedicado para jogos), se planejando para a próxima geração. Nesta segunda, dia 5 de março, este rumor ganhou força com a descoberta da patente de um controle modular exclusivo, registrada há três anos.

Patente de controle registrada pela Valve (Foto: Divulgação)Patente de controle registrada pela Valve (Foto: Divulgação)

Registrada em 2009 e publicada em 2011, o “controlador de video game” apresenta “componentes de controles cambiáveis pelo usuário”. Isto significa que o controle permite que suas peças sejam modificadas, alterando o layout e as funções de alguns dos seus recursos. Entre eles, seria possível trocar uma alavanca analógica por, digamos, uma trackball.

O controle seria “inteligente”, detectando automaticamente as peças instaladas e realizando as adaptações e configurações necessárias sem auxílio do jogador. Além disso, o registro menciona possibilidades como feedback biométrico, com uma tecnologia similar ao que o Vitality Sensor possui – acessório da Nintendo que registra batimentos cardíacos, até hoje não lançado.

A patente foi registrada por três funcionários da Valve Corporation, usando claramente o nome da empresa, o que não deixa dúvidas sobre sobre o projeto. Se ele está em andamento só o tempo dirá. Abaixo está uma foto do suposto protótipo de console/PC no qual a Valve estaria trabalhando atualmente. Só devemos ver uma confirmação do projeto na E3 deste ano, mas fique ligado para novas informações até lá.

Protótipo do console da Valve (Foto: Reprodução / Kotaku)Protótipo do console da Valve (Foto: Reprodução / Kotaku)

Dona do Steam, que domina o mercado de games digitais, faz perfeito sentido que a Valve queria expandir seus negócios para o mercado de hardware. Se está, de fato, desenvolvendo uma plataforma física, provavelmente veremos um console com um robusto HDD interno, mas sem suporte a mídias em disco, como DVD ou Blu-Ray.

Via Computer and Video Games e Kotaku

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Lucas Martins
    2012-03-06T16:07:25

    Temos que levar em conta as consequências. O Xbox 360 e o PlayStation 3 já dão conta da sétima geração de consoles. Á não ser que o "Steam Box" seja já para a oitava. Se já acontece conflitos em comentários entre Sonystas e Caixistas, imagine com mais um tipo de grupo: os Boxistas ou Stinistas... Fora que um videogame que chega assim do nada com certeza será muito caro e não terá chances de sair ganhando dos outros pelo menos nos 3 primeiros anos.

  • Purukinho Kistler
    2012-03-06T15:22:51

    a propia steam vende uma penca de jogos...nao tem como o console rodar só jogos da valve...

  • Rosely Barbosa
    2012-03-06T14:11:52

    interessante seria bom um console da valve