Internet

12/03/2012 15h31 - Atualizado em 12/03/2012 19h14

Wikipedia abandona o GoDaddy

Ricardo Fraga
por
Para o TechTudo

A Wikimedia Foundation anunciou, na última sexta-feira (09/03), a retirada de todos os seus sites do serviço de hospedagem GoDaddy, inclusive a Wikipedia. Segundo a fundação, o posicionamento inicial do GoDaddy em favor do SOPA, lei anti-pirataria, foi um dos fatores fundamentais para a tomada da decisão.

A Wikimedia Foundation contratou a Mark Monitor para cuidar dos domínios da empresa (Foto: Divulgação)A Wikimedia Foundation contratou a Mark Monitor
para cuidar dos domínios da empresa
(Foto: Divulgação)

De acordo com o texto publicado no blog da Wikimedia Foundation, a decisão de deixar o serviço de hospedagem foi tomada em dezembro de 2011, quando a procura por outro provedor teve início. Segundo o comunicado, a Wikimedia, sendo “o quinto site mais visitado do mundo, se preocupa profundamente com quem cuida dos nossos domínios”. Assim, a partir do momento em que o GoDaddy apoiou o SOPA, a fundação decidiu pelo fim da relação que mantinha com o provedor.

Para substituir o GoDaddy, a Wikimedia contratou a MarkMonitor, empresa especializada no registro de domínios dos Estados Unidos, e que tem grande experiência no gerenciamento de domínios de alto tráfego. Segundo a fundação, a nova empresa irá ajudar na centralização e consolidação do gerenciamento de todos os seus domínios, além de auxiliar na proteção dos mesmos, por contar com recursos adicionais de segurança.

Em janeiro deste ano, o site americano da enciclopédia online Wikipedia chegou a ficar fora do ar como forma de protesto contra a legislação anti-pirataria SOPA.

Via Wikimedia Foundation

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares