30/03/2012 17h41 - Atualizado em 30/03/2012 17h41

Wikipédia vai lançar novo projeto: a WikiData

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

A Wikimedia Foundation tem um novo projeto em desenvolvimento: a Wikidata. Anunciado em fevereiro deste ano, o novo produto será “uma base de conhecimento gratuito editável por homens e máquinas”, segundo a descrição da própria companhia. A ideia é simples: oferecer a quem edita arquivos na Wikipédia, uma grande biblioteca de conteúdo, em diversos idiomas, para que eles possam garimpar informações a serem adicionadas aos seus artigos na enciclopédia.

WikiData será gratuito e editável por homens e máquinas (Foto: Reprodução)WikiData será gratuito e editável por homens e
máquinas (Foto: Reprodução)

A expectativa é de que até dezembro deste ano, a página já esteja no ar. Com orçamento de cerca de 1,7 milhões de dólares, que tem participações de Paul Allen, do Google e da Gordon and Betty Moore Foundation, o projeto é visto como uma “progressão lógica” para a Wikipédia.

Andrew Lin, autor do livro “The Wikipedia Revolution”, acredita que a WikiData pode tornar a experiência de escrever para a enciclopédia virtual muito mais simples.“Quando a Wikipédia começou, estava em diversas línguas com informações diferentes. Era um processo manual de se copiar conteúdo de outros lugares. Com a Wikidata, haverá um modelo muito mais eficiente e melhor de se organizar estas informações”, explicou.

Com a nova tecnologia, editar os arquivos deve ficar mais complicado. Lin lembra que este processo sempre foi muito simples: bastava copiar o texto escrito, colar em um local e publicá-lo. Recentemente, o publicador da Wikipédia já vem ficando um pouco mais complexo, e com a busca em um banco de dados, isso pode ficar mais difícil. “Estou um pouco em dúvida, mas aredito que este seja mesmo o caminho a seguir”, completou.

Via Tech Crunch

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares