Sistemas Operacionais

30/03/2012 18h19 - Atualizado em 30/03/2012 18h19

Windows será superado pelo Android e pelo iOS até 2016, diz IDC

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

Uma pesquisa feita pela empresa de marketing IDC revelou que o Windows perderá cada vez mais espaço nos próximos anos. Com o crescimento constante dos dispositivos móveis, a previsão é que o sistema operacional da Microsoft seja ultrapassado pelos aparelhos com Android e iOS até 2016. De acordo com a projeção, o market-share do Windows, que no ano passado foi de 35,9%, vai cair para 25,1%, e não será mais o líder do mercado.

Até 2016, com o crescimento do iOS e Android, Windows ficará ultrapassado (Foto: Reprodução)Até 2016, com o crescimento do iOS e Android,
Windows ficará ultrapassado (Foto: Reprodução)

Segundo a pesquisa do IDC, o Android vai subir de 29,4% em 2011 para 31,1% em 2016, assumindo a liderança do mercado. O iOS, por sua vez, tem 14,6% do mercado atualmente, mas esta fatia deve aumentar para 17,3% em cinco anos. Bob O’Donell, vice-presidente do IDC, explicou o motivo desta mudança: “Estes dispositivos inteligentes, com capacidade de realizar a mesma coisa que um computador porém com mais praticidade, estão se tornando cada vez mais fundamentais na vida das pessoas”, comentou.

A expectativa é que este ano mais de 1 bilhão de dispositivos móveis sejam vendidos em todo o planeta, conforme o IDC. Em 2016, o número previsto deve ser ainda maior: 1,84 bilhões - mais do que o dobro de 2011.

Via Cnet.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ikehara Jorge
    2012-04-01T11:52:53

    Quanta briga gente, quem viver verá???????

  • Gabriel Barros
    2012-03-31T21:35:46

    Alguém já viu a central de notificações do iOS 5?É uma cópia da central do android!!Fora que no Android eu posso colocar tudo que eu preciso ne tela,como widgets para controlar redes sem fio,no iOS é necessário ir até as configurações,achar a opção e desativar,no Android posso só tocar no ícone e pronto,ativei wi-fi,3G,tudo mais.Quanto a atualizações o Android permite que eu instale uma Custom ROM,já no iOS tudo depende da Apple,se ela não quiser atualizar o iPhone 4,você não pode fazer nada!Sem falar que o iOS não permite troca de arquivos por bluetooth

  • Wilson
    2012-03-31T17:09:08

    Ninguem merece estes fãs da microsoft, se não fosse a apple, a microsoft não ia existir, só seria papel, se o linux fosse lixo a nasa não usaria, inclusive as maiorias dos sites do mundo estão hospedado em um servidor linux. o mesmo kernel linux que roda em Desktops, notebooks e servidores, está presente na plataforma android.

  • Daniel Benicio
    2012-03-31T15:54:04

    pode até ser o microsoft só conquistou o mercado de sistemas operacionais por ser mais antiga e mais conhecida. tem muitas pessoas que nem conhecem outros sistemas operacionais, e o android está demais com os computadores novos com os tablets seria demais se só existisse tablets e tivesse todas as configurações de um computador e também pegasse internet em qualquer lugar eu tinha certeza que já tinha para de existir computadores! quem deixaria de ter um tablet com todas as funcionalidades de um computador que pode ser carregado para qualquer lugar ou tem um computador que só pode usar em casa

  • Thiago Absy
    2012-03-31T15:07:49

    @Filipe Costa Superior tecnologicamente? quais as fontes? quem em sã consciencia fez esses testes? Me diga o que o iOS perde para o sistema Android... É a mesma coisa de falar que o Linux é melhor que o windows, ORAS, por ser sistema livre, pode até ser melhor mas... "superar tecnologicamente" é dificil hein... Isso é coisa de ganboy recalcado. Sobre a matéria só tenho uma coisa a dizer: HAHA! Ainda mais agora com o windows entrando de vez na parte mobile da tecnologia inclusive, com uma parceira MUITO FORTE... sem +

  • Filipe Costa
    2012-03-31T13:12:25

    @Lucas Souza você não sabe o que diz, o Android é muito superior tecnologicamente ao iOS que já foi superado e vive de passado.

  • Amando Leal
    2012-03-31T12:28:35

    Acho difícil... Ainda mais com a recente entrada do Windows nos móveis...

  • Lucas Souza
    2012-03-31T00:10:09

    Esse estudo não é certo, até parece que em empresas vão usar o android ou IOS, sem contar os programas Word, Exel, Power Point, etc, o publico ja sabe manusear esses programas e dificilmente vai mudar. O android é uma porcaria, se for pra mudar prefiro o IOS, mas é bom ficar só em produtos moveis, pq em PC quem comanda é o Windowns

  • Anulador Tatico
    2012-04-02T16:05:08

    Aff.mais uma cópia de reportagem sem sentido. Esse techtudo cada vez mais tá parecendo TCHNADA

  • Gabriel Rohr
    2012-04-02T15:20:31

    e windows phones? como é que ficam? vcs estao falando de diferentes produtos essa comparaçao nao é la mto parecido

  • Forefront
    2012-04-02T12:55:55

    Está longe da plataforma x86 se tornar irrelevante, se é que isso vai acontecer. Se o Android e iOS não vão superar o Windows nessa plataforma, nada muda para a Microsoft. A pesquisa é totalmente inválida, pois trata de plataformas diferentes.

  • Fabricio Sales
    2012-04-02T09:07:22

    Muito interessante, pois mês passado vi uma matério onde o "GARTNER" maior grupo de consultoria em TI do "MUNDO", diz que em 2015 o Windows Phone supera o IOS, ficando atrás somente do Android em dispositivos móveis. Levando em consideração que os desktops, notebooks e os ultrabooks no mercado são 80% Microsoft e com o Windows 8 que na versão Consumer Preview já é um sucesso, acho que essa pervisão não acontecerá, não pelo menos nos próximos 10 anos!!!!

  • Gabriel Lima
    2012-04-02T07:46:45

    Fala sério... Android melhor que iOS é piada néh... Já tive o Galaxy S2, aquilo trava que é uma beleza... Hoje tenho um HTC Ultimate com Windows Phone, o sistema é muito bom, flui na maior tranquilidade, ao contrário do Android que foi feito as traças e vive travando...

  • Francisco Pereira
    2012-04-01T20:16:18

    Deve ser piada destes caras ao elogiar o Android. Já comparam a App Store ao Google Play? Você tem que verificar no Android se o aplicativo é compatível com seu celular e seu Android só será atualizado quando a beldade da fábrica decidir. Meu GS2 esta rodando android 4, não tive problemas de compatibilidade até então mas tenho tanto medo de instalar aplicativos no Google play! Pelo menos na App Store se tem mais segurança quanto origem dos aplicativos e não precisa se preocupar com compatibilidades e muito menos se preocupar com as atualizações. Boa sorte para quem curte drogas!

  • Caíque Feu
    2012-04-01T14:11:26

    @Filipe Costa Superior tecnologicamente? ... O android não e portado pra aparelhos com tela sensível ao toque...seu projeto foi modificado porcamente para se adaptar a esses aparelhos,qualquer programador que desenvolve pra o android sabe disso e isso e a principal causa de seus problemas de segurança outros bugs que enchem o saco. se não fosse por isso o android seria o OS numero 1, E Necessário uma reformulação do sistema que apagaria todo o market e reiniciaria o OS Do 0,A Google não tem coragem e empurra com a barriga.