Tablet

13/04/2012 09h47 - Atualizado em 16/04/2012 17h47

Aplicativo para iPad ajuda mulher muda a se comunicar

Luciana Vieira
por
Para o TechTudo

Depois de sofrer um acidente que a deixou incapaz de falar, a enfermeira norte-americana Judy Miles, de 55 anos, voltou a se comunicar graças a um aplicativo do iPad. Chamado Proloquo2go, o app produz vozes a partir de textos digitados no tablet - uma solução para pessoas com dificuldades de fala.

Miles Judy (Foto: Miles Judy)Judy Miles usando o aplicativo (Foto: Reprodução)

“Isso me permite conversar com outras pessoas”, disse Miles ao telejornal KETV. “Sem o meu iPad eu não seria capaz de me comunicar com familiares, amigos e o pessoal do centro de reabilitação”, disse Miles, referindo-se ao Centro de Reabilitação Quality Living Inc., onde aprendeu a usar o aplicativo.

De acordo com a enfermeira, o aplicativo permitiu que ela realizasse até as tarefas mais simples do cotidiano, como poder voltar a dizer "oi" para um amigo. "Eu me senti muito animada e aliviada ao mesmo tempo. Eu finalmente encontrei uma maneira de voltar a falar", revelou Judy ao jornal USA Today.

O usuário do Proloquo2go tem acesso a um vocabulário de mais de 7 mil palavras, com conjugações verbais e plurais automáticos, entre outras facilidades. O programa permite que a pessoa encontre facilmente categorias de palavras, cada qual seguida de uma imagem correspondente. Ao tocar na palavra ou na imagem, o usuário pode combiná-las para formar frases.

Proloquo2go (Foto: Reprodução)Proloquo2go (Foto: Reprodução)

A versão atual do Proloquo2go inclui vozes masculinas, femininas e infantis, mas por enquanto só está disponível em inglês. O app custa US$189,99 (cerca de R$ 345) e pode ser baixado na App Store.

Via Huffing Post

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Mariangela Costa
    2012-04-13T10:58:49

    Se é uma maneira de incluir , seria bom que disponibvilizassem para todos os que necessitam desse modo de comunicação, em todos os lugares do MUNDO, isso sim é INCLUSÃO

  • Gabriel Rohr
    2012-04-14T00:34:52

    muito caro o cristiano ta certo é melhor usa o google tradutor

  • Cristiano Coimbra
    2012-04-13T11:57:32

    Caramba U$$189,00... é melhor usar a voz do google tradutor mesmo..

  • Mariangela Costa
    2012-04-13T11:00:37

    ALEM DO i PAD PODERIA SER ADAPTADO EM QUALQUER OUTRA PLATAFORMA, EX. SIMBIAN ETC, Já que a APPLE é inacessivel para a grande maioria!!!!