Sistemas Operacionais

22/04/2012 10h15 - Atualizado em 22/04/2012 10h15

Apple liderou índice de vulnerabilidades no primeiro trimestre

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

De acordo com o relatório “Segurança na Era da Mobilidade“, publicado pela empresa de segurança virtual Trend Micro, a Apple foi a empresa que teve o maior número de vulnerabilidades relatadas no primeiro trimestre de 2012. Segundo as informações, a empresa teve 91 relatos de vulnerabilidades, à frente da Oracle (78), Google (73), Microsoft (43), IBM (42), Cisco (36), Mozilla (30), MySQL (28), Adobe (27) e da Apache (24). 

Gráfico "Top 10 Vendors by Distinct Number of Vulnerabilities" (Foto: Reprodução/Trend Micro)Gráfico "Top 10 Vendors by Distinct Number of Vulnerabilities" (Foto: Reprodução/Trend Micro)

A Apple ganhou esse destaque no gráfico intitulado “Top 10 Vendors by Distinct Number of Vulnerabilities”, localizado no final da página 11 do relatório.

Do total de relatos apontados para a Apple, a maioria (72) foram de brechas de segurança relacionadas com o WebKit, o renderizador de páginas utilizado pelo navegador Safári, e também pelo Google Chrome. Como o Safári é o navegador padrão no iOS e no Mac OS, isso talvez explique o porquê de a empresa ser destacada no relatório.

A Trend Micro destacou também que neste mesmo trimestre foram descobertos mais de 5 mil aplicativos maliciosos para Android, o que, segundo a empresa, é consequência do aumento do uso de smartphones e do acesso à Internet, além da enorme quantidade de usuários que a plataforma Android tem.

As informações do relatório confirmam que os softwares da Apple também estão ganhando mais a atenção dos produtores de programas maliciosos. Na prática, houve um aumento no número de malwares para o sistema, com o caso do famoso trojan Flashback, que chegou a infectar mais de 600 mil máquinas.

Via MacMagazine.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jose Mey
    2012-04-25T12:02:19

    É proporcional ao uso. Se cresce, as vulnerabilidades são expostas pelos usuários mais experientes. Isso é saudável. Não existe sistema seguro. O que se faz é eliminar os newbies de plantão melhorando a programação e a administração do SO. Com algumas medidas básicas de administração, é possível eliminar quase 90% dos hackers (lammers) de plantão. O resto é elite que descobre as falhas.

  • Cleberson Pertile
    2012-04-23T19:17:16

    Mas como sempre, colocar a Apple no topo de um ranking desses chama muito a atenção — e não é pouco preocupante. Todavia, há uma série de fatores a se levar em consideração, aqui: a quantidade de softwares/sistemas desenvolvidos por cada empresa, quantas dessas vulnerabilidades são leves ou críticas, quantas brechas foram exploradas por crackers e de fato prejudicaram usuários, e quantas vulnerabilidades foram descobertas mas não publicadas — afinal, umas podem ser mais abertas do que outras. (retirado do próprio post no MacMagazine que o TechTudo linkou).

  • Caio Alemar
    2012-04-22T22:01:12

    fanboys discutindo acima /\