Sistemas Operacionais

18/04/2012 19h52 - Atualizado em 18/04/2012 19h52

Apple pode ajudar usuários que não são programadores a criarem apps

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

De acordo com as informações de um pedido de patente da Apple, divulgado na última terça-feira (17), a empresa pode estar desenvolvendo uma nova maneira de se criar aplicativos para iOS. O métrodo seria tão mais simples que até pessoas que não sabem programação seriam capazes de criar suas soluções para iPhone e iPad.

Tela da ferramenta sugerida na patente (Foto: Reprodução/AppleInsider)Tela da ferramenta sugerida na patente (Foto: Reprodução/AppleInsider)

O documento - intitulado “Configuração de conteúdo para plataformas de dispositivos” - descreve uma nova ferramenta que permitiria aos usuários desenvolverem aplicações sem precisar dominar códigos de programação. Sua descrição fala, por exemplo, da dificuldade que muitos designers têm para lidar com tais linguagens, já que os profissionais não possuem habilidades e conhecimentos para trabalhar com o lado técnico da programação de computadores.

Para solucionar tal problema, a patente sugere a construção de uma interface gráfica que daria ao usuário recursos simplificados para desenvolver seus próprios apps, como se estivessem criando páginas da Internet.

Tela mostrando a montagem de uma aplicação (Foto: Reprodução/AppleInsider)Tela mostrando a montagem de um aplicativo (Foto: Reprodução/Apple Insider)

Um outro problema tratado no documento é a exibição de conteúdo em dispositivos com diferentes resoluções, bem como o uso de uma biblioteca com objetos especificados pelo usuário para colocar códigos em HTML, CSS e JavaScript.

Exemplo de tela inicial de programa criado com a suposta ferramenta (Foto: Reprodução/AppleInsider)Exemplo de tela inicial de programa criado com a
suposta ferramenta (Foto: Reprodução/Apple Insider)

Tal ferramenta permitiria que qualquer um criasse aplicativos simples, selecionando um modelo para o software, e depois preenchendo e personalizando seu design. Em algumas imagens que acompanham o documento são mostrados vários exemplos de software que poderiam ser criados com a ferramenta.

O conteúdo da patente sugere que Apple vê esta ferramenta de criação como uma maneira de fazer com que as empresas, principalmente as pequenas, se envolvam na criação de aplicativos.

O documento de pedido de patente tem 72 páginas, e foi registrada pela primeira vez no Escritório de Patentes e Marcas do Estados Unidos em Dezembro de 2011. Entretanto, isso não implica que a ferramenta venha a ser lançada agora. Ela apenas revela o interesse da Apple em simplificar a criação de aplicativos para sua plataforma por pessoas que não sabem programar.

Via Apple Insider

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Juliana Garcia
    2012-04-19T23:11:21

    Rose, se você pretende programar para IOS, você deve, primeiro, saber Objective-C, o que vai ser fácil, tendo em vista que você já sabe C++, tem um canal no youtube bem legal chamado TutoriaisApple, que ensinar a programar para IOS e é onde estou apredendo. FICA A DICA bjos