Sistemas Operacionais

25/04/2012 18h46 - Atualizado em 25/04/2012 18h46

Apple violou patentes da Motorola em iPhones e iPads

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A Comissão Internacional de Comércio (IDC, na sigla em inglês) deu parecer favorável à Motorola em um processo contra a Apple. A fabricante dos iPhones e iPads é acusada de infringir uma patente vinculada à tecnologia de conectividade Wi-Fi de seus produtos. O resultado ainda não é definitivo, e, portanto, as vendas de iPhones e iPads não sofrerão qualquer sansão no momento.

Decisão favorável à Motorola precisará ser confirmada em agosto (Foto: Reprodução)Decisão favorável à Motorola precisará ser confirmada em agosto (Foto: Reprodução)

O resultado favorável obtido pela Motorola não é definitivo. Para que reflita sansões legais e financeiras na Apple, e até um eventual bloqueio nas vendas dos iPads e iPhones, é necessário que o processo passe pelo crivo da comissão completa do órgão de comércio, que conta com seis votos. Embora a Apple possa reverter o quadro, o fato é que a decisão preliminar indica a tendência do julgamento decisivo. Este julgamento só deve ser realizado em agosto.

O processo original acusava a Apple de quebra de outras três patentes, que acabaram sendo desconsideradas pela comissão neste momento. Em um comunicado de imprensa, a Motorola comemorou o resultado e a Apple avisou que pretende recorrer da derrota: “a patente refere-se a uma tecnologia padrão do mercado que a Motorola se recusou a licenciar para a Apple em termos razoáveis”, diz o comunicado.

Esta linha de argumentação produziu resultados na Alemanha, quando a justiça daquele país julgou um processo semelhante entre as duas marcas. Os juízes consideraram abusiva a postura da Motorola e não consideraram a Apple responsável por roubo de direitos autorais em cima de uma tecnologia de uso comum no mercado.

Via The Verge e Cnet.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Yuri Vieira
    2012-04-26T20:39:57

    ninguem processa? em que mundo vc vive Thiago Nunes? a apple é a primeira a processar aquele que viole alguma patente sua, ai agora quer dar uma de inocente

  • Gregory Porto
    2012-04-26T00:36:29

    O artigo deveria explicar melhor para o leitor sobre a quebra de patente em questão.

  • Gregory Porto
    2012-04-26T00:33:17

    O artigo deveria explicar melhor para o leitor a quebra de patente envolvida na briga.