Internet

26/04/2012 19h45 - Atualizado em 26/04/2012 19h45

Como criar e compartilhar pastas no Google Drive

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O Google Drive é o mais novo serviço do Google, que permite o armazenamento de arquivos na nuvem. E para te ensinar a organizar seus arquivos em pastas, o TechTudo preparou este tutorial, com o passo a passo de como criar e compartilhar pastas no Google Drive.

Pastas no Google Drive (Foto: Reprodução)Pastas no Google Drive (Foto: Reprodução)

É bem fácil e você não vai precisar de nada além de alguns cliques. O serviço está disponível em português para os usuários brasileiros e abaixo você pode conferir. Se quiser apenas criar uma pasta, vá apenas até o Passo 3. Se tiver interesse em algumas dicas a mais, leia até o final e aproveite também para conferir o tutorial "O Que é o Google Drive".

 Passo 1. A raiz “Meu Disco” estará marcada como padrão em seu menu do Google Drive. Logo acima dele, há uma opção em um retângulo cinza com texto branco: criar. Clique nela e depois em “Pasta”.

Criar pasta no Drive é fácil e rápido (Foto: Reprodução)Criar pasta no Drive é fácil e rápido
(Foto: Reprodução)

Passo 2. Digite o nome para sua nova pasta na janela “Renomear” e depois clique em “ok”.

Passo 3. Sua pasta está criada e passará a ser exibida logo abaixo do diretório onde ela foi feita. No caso, “Meu Disco”.

Passo 4. Para criar uma pasta dentro da outra, clique na que deve ser a principal e repita o procedimento. Vá em “criar”, nomeie a pasta e, pronto, ela será exibida como parte integrante da primeira.

Passo 5. Para mover um arquivo para esta página, basta selecioná-lo (clicando nele) e arrastá-lo na direção do ícone da pasta. Também é possível, como no Gmail, selecioná-los e clicar na ação “mover”. Escolha o destino e confirme a operação.

Passo 6. Também é possível enviar pastas já prontas para o Google Drive. Para isso, ao invés de clicar em “criar”, acesse o ícone ao lado dele, que é a opção “enviar”. Selecione “pasta”, procure o diretório em seu PC, confirme as configurações de upload e inicie o processo. Os documentos serão convertidos para o padrão Google Docs e o status de envio ficará em uma janela no canto direito inferior. A pasta, quando o envio acabar, ficará disponível no menu.

Passo 7. Para compartilhar um arquivo ou uma pasta, clique com o botão direito sobre ele. Basta selecionar “compartilhar” e indicar o e-mail do contato com quem você deseja fazer a operação.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares