25/04/2012 04h00 - Atualizado em 25/04/2012 04h00

Conceito de turbina eólica poderá coletar mil litros de água do ar

Flavio Croffi
por
Para o TechTudo

Um novo conceito de turbina eólica, criado pela companhia Eole Water, pode se tornar uma revolução tecnológica, graças a capacidade de coletar água do ar. A turbina, que está em fase de testes no deserto de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, poderá acumular até mil litros de água por dia dos desertos.

turbineTurbina eólica (Foto: Reprodução)

Funciona da seguinte maneira: a turbina eólica alimenta todo o sistema. O ar entra pelas aberturas do cone frontal da turbina e, em seguida, é aquecido por um gerador de vapor. O vapor passa por um compressor de refrigeração, que cria umidade, que então é condensada e coletada. Depois, a água produzida é enviada através de tubos para tanques de armazenamento de aço inoxidável, onde é filtrada e purificada.

turbine1Turbina eólica (Foto: Reprodução)

O protótipo está em funcionamento desde outubro de 2011, no deserto de Abu Dhabi, e tem a capacidade de produzir 500 a 800 litros de água limpa por dia. No entanto, a companhia diz que é possível aumentar o rendimento e chegar a até mil litros diários.

Trata-se de um processo relativamente simples e que realmente funciona para regiões que contam com a escassez de água, como nos desertos. Ainda há uma variedade grande de designs a serem estudados. Até o momento, a Eole Water já conseguiu 12 parceiros industriais para construir as turbinas.

Via Tecnabob

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Elson Filho
    2012-05-04T17:11:57

    Caro Pedro , não existe nada grátis . Imagina quem irá pagar pela turbina ? Pelo empréstimo bancário para comprá-la ? Por sua manutenção ? pelos impostos que se cobra ??? é um negócio muito bacana, mas de graça jamais.

  • Pedro Oliveira
    2012-04-27T16:47:29

    Essa seria uma grande saída para a questão do Nordeste Brasileiro, água pura filtrada e de graça para sempre. Uma solução que traria também benefícios na questão das doenças produzidas pelo consumo de água contaminada.