24/04/2012 09h50 - Atualizado em 24/04/2012 09h50

Detector consegue contar quanto dinheiro há na carteira

Priscila Martz
por
Para o TechTudo

Uma novidade promete agilizar a fiscalização alfandegária nos aeroportos dos Estados Unidos. Trata-se de um detector de metal que consegue contabilizar a quantidade de notas que uma pessoa carrega em sua carteira. O projeto foi desenvolvido pelos físicos Christopher Fuller e Antao Chein, da Universidade de Washington, em Seattle.

Detector de dinheiro promete agitar os aeroportos (Foto: Reprodução) (Foto: Detector de dinheiro promete agitar os aeroportos (Foto: Reprodução))Detector de dinheiro promete agitar os aeroportos (Foto: Reprodução)

De acordo com os responsáveis pelo projeto, os testes iniciais foram promissores. Neles, as notas foram inseridas em uma embalagem de plástico e passadas pelo detector, que foi capaz de ler a tinta magnética presente no dinheiro. Um software consegui u contabilizar exatamente o número de notas presentes no plástico transparente. Essa técnica já existia no comércio, mas só era possível detectar a presença ou não de dinheiro na embalagem, sem especificar quanto.

Novos testes foram realizados em bolsos de calças, mochilas, forros de papelão e de tecido, com o intuito de descobrir se o detector de metal é capaz de contabilizar o número de notas escondidas no corpo ou na mala de um passageiro. Os resultados também foram positivos.

A novidade ainda deverá ser testada de outras formas antes de se cogitar a possibilidade da máquina de detecção ser aplicada aos aeroportos de fato. É o que diz o cientista da Universidade de Cambridge Markus Kuhn. Ele afirma que outros dispositivos magnéticos podem interferir nos resultados e, por isso, a precisão do detector ainda é falha. A presença de um cabo de energia de um notebook, por exemplo, poderia ser identificada como dinheiro pelo sistema.

Via News Scientist

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rolando Oliveira
    2012-05-09T15:29:17

    Realmente UMA PENA estes equipamentos não estarem disponíveis nos aeroportos brasileiros. O que teríamos de políticos detidos para explicarem dinheiro nas cuecas,meias, atados no próprio corpo e outros meios ilícitos para transportar grana do erário público e oriundos de tretas corruptivas (licitações "legais", sem licitação, facilitação (lobbies), provocaria cancelamento de sessões por falta de "quorum", se estes atos flagrantes fossem punidos com detenção. (mas não são).