Internet

18/04/2012 15h34 - Atualizado em 18/04/2012 18h00

Espectadores podem ser processados
por fotos da Olimpíada no Facebook

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

Apesar de muitos tratarem a Olimpíada de Londres como “os primeiros Jogos Olímpicos das mídias sociais”, não é bem isso que as autoridades britânicas esperam da competição. Os atletas já foram proibidos de postar fotos ou vídeos de dentro da Vila Olímpica nas redes sociais, além de sequer poderem tirar fotografias sem estarem utilizando os uniformes de suas delegações. Mas as proibições vão além: até mesmo os espectadores podem ser processados caso compartilhem imagens na Internet.

Além dos atletas, autoridades britânicas podem processar espectadores que publicarem fotos das Olimpíadas de Londres nas redes sociais (Foto: Reprodução) (Foto: Além dos atletas, autoridades britânicas podem processar espectadores que publicarem fotos das Olimpíadas de Londres nas redes sociais (Foto: Reprodução))Autoridades britânicas podem processar
espectadores que publicarem fotos
das Olimpíadas (Foto: Reprodução)

Paul Jordan, especialista em marketing de uma empresa de advocacia que trabalha com a organização dos Jogos, admitiu que existe uma preocupação em evitar que haja exploração comercial de termos e imagens relacionadas à Olimpíada. Por isso, a atenção das autoridades será enorme durante o período em que a competição estiver sendo disputada, entre os meses de julho e agosto.

“O que eles estão tentando fazer é evitar o uso comercial deste tipo de imagem, porém não é o que diz o regulamento. Em uma interpretação bem literal, pode-se dar a entender, sim,  que o espectador não vai poder publicar fotos no Facebook. Parece uma consequência um tanto quanto bizarra”, avaliou.

Este tipo de atitude é um pedido das marcas que patrocinam os jogos. Segundo reportagem do jornal britânico “The Guardian”, os patrocinadores querem proteger suas marcas do uso indevido e também impedir que as Olimpíadas sejam usadas como combustível comercial para quem não gasta nada com o evento. Por exemplo: qualquer anúncio de uma empresa que não seja patrocinadora usando palavras como “medalhas”, “ouro”, “prata”, “Londres” e “2012″ pode acabar sendo retirado do ar e gerando um processo contra a companhia em questão.

Ou seja, o espectador, que comprou ingresso, poderá registrar os jogos. Porém, compartilhá-los é proibido. De acordo com a lei, não se pode transmitir ou enviar vídeos ou áudio gravados sem autorização para a Internet - e isso inclui as redes sociais. E as fotos podem ser julgadas pelo mesmo artigo. Deste modo, mesmo em tempos de Facebook, Twitter, Foursquare, Instagram e outros aplicativos cada vez mais em alta, um temor antigo volta a aparecer na Inglaterra: a censura.

Via Mashable

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Sandro Sans
    2012-04-19T15:26:12

    Esta sera uma Olimpíada para Inglês ver.

  • Leonardo Soares
    2012-04-18T21:01:40

    Antes, as olimpíadas representavam um momento de integração, em Grécia, as guerras cessavam durante os jogos, atualmente vemos isso, uma manipulação ridícula do capitalismo massificador, somos uma massa de manobra, sem mais.

  • Vinícius Bonassoli
    2012-04-18T20:19:00

    Estão continuando com esse negocio de censurar tudo, queria ver se todo mundo postasse uma foto, quem eles iriam processar??? Isto é uma palhaçada, tentar controlar a população de forma rigorosa...E porque uma 3° guerra??? Não mudaria nada o pensamento capitalista...

  • Eduardo Silva
    2012-04-18T19:48:04

    To nem ae pra isso... Vou tirar foto de tudo, ate da televisão...rss. Cada país tem suas leis, quero ver como e quem vão processar

  • Daniel Benicio
    2012-04-18T19:15:51

    qual o problema de compartilhar fotos das olímpiadas no facebook?

  • Ivo Filho
    2012-04-18T17:34:05

    Ridículo. Quer dizer que você paga ingresso para assistir às Olímpiadas, que não deve ser nada barato, e não pode dividir o momento com os amigos e a família?

  • Luiz Santos
    2012-04-19T00:08:44

    Conversa fiada da midia bancada por patriocinadores para gerar polemica em torno dos jogos. Pura jogada de marketing! O face tem 700milhoes de usuarios, se 10% disso decide compartilhar, os botoes "share" e "retuitar" dobrarao isso para pelo menos outros 10%. O que eles vao fazer, processar todo mundo? Mandar prender e por onde? Fechar o Facebook? Bahhhhhhhhh!!!

  • Luis Lima
    2012-04-18T23:23:13

    É um absurdo mesmo!!! As pessoas gastarem horrores para viajarem até lá e assistirem aos jogos, além de muitos que estarão realizando um sonho em participar do evento, e não poderem publicar seus momentos para seus amigos por causa de picuinha de patrocinadores. Pura censura!!! Ridículo!! Boicotem essas Olimpíadas!

  • Ozeias Souza
    2012-04-18T22:14:37

    Tudo é uma questão de volume... 100 milhoes de pessoas compartilhando nas Midias Socias faz qualquer comitê desistir de proibir.

  • Sergio Dias
    2012-04-18T20:34:43

    ingleses chatos, enregelantes, metidos e falidos.

  • Mario Ianagui
    2012-04-18T20:30:20

    É bem simples: boicotar as OlimPIADAS e também seus patrocinadores. Por que vou gastar meu dinheiro suado com eles ? Vou nada. Eles que se danem com seus patrocínios. Uma pena para os atletas - pois são eles e o público em geral que perde com essa história idiota de não poder publicar nas redes sociais. São uns idiotas pois teriam publicidade gratuita. Parece a história da indústria musical. Que vão à falência.