13/04/2012 06h00 - Atualizado em 13/04/2012 06h00

Estudante de 19 anos cria carro movido a energia solar com R$ 5 mil

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

Um estudante chinês da Xiangshan Technical School, na cidade de Ningbo, gastou aproximadamente R$ 5 mil para desenvolver o protótipo de um carro movido a energia solar. Zhu Zhenlin, de apenas 19 anos, criou um automóvel que pode percorrer até 70 km sem necessidade de recarga.

Zhu Zhenlin gastou o equivalente a 5 mil reais para fazer um carro  movido  por energia solar (Foto: Reprodução)Zhu Zhenlin gastou o equivalente a R$ 5 mil para fazer um carro movido a energia solar (Foto: Reprodução)

O veículo tem 3,2 m de comprimento, 1,4 m de altura e largura e é equipado com 22 painéis solares no teto, na dianteira e na traseira. Na mala, há seis baterias de 12 V. O carro ainda conta com acelerador, freios, volante, faróis, bancos e retrovisores. O design, contudo, é precário. O protótipo ainda não tem acabamento externo, tampouco portas de acesso, por exemplo.

O veículo é equipado com 22 painéis (Foto: Reprodução)O veículo é equipado com 22 painéis (Foto: Reprodução)



Via China Daily

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alexsandro Gomes
    2012-04-14T14:28:58

    Que engenhoso os orientais são muito inteligentes

  • Daniel Benicio
    2012-04-13T20:11:27

    que dinheiro gastado para criar um carro desses que inteligência!

  • Erick Cortezi
    2012-04-13T15:50:44

    cala a boca, se você não sabe como funciona simplesmente não critique. a placa absorve a energia e carrega as baterias, então logico que ele pode ultilizar o carro a noite, só não pode na chuva pois o carro é pobre em acabamento.

  • Adalberto Neto
    2012-04-13T15:18:56

    Pena que ele não vai poder sair de noite nem quando estiver chovendo...chines tonto!!!

  • Sergio Costa
    2012-04-13T13:54:49

    ai gostaram da esplanação? comentem!! a vontade.

  • Franthyne Ferreira
    2012-04-13T13:48:19

    parabéns

  • Fernando Ribeiro
    2012-04-13T12:59:05

    Acho que assim não funcionaria bem. Tem que começar aos poucos. Ir combinando tecnologias. Esse modelo poderia combinar com o carro flex, no qual estes painéis ajudariam o carro a gastar menos combustível. Teria que ter um sistema inteligente, no qual ele sacaria a hora de usar mais a energia solar e conservar mais o combustível (gasolina ou álcool). Tipo, o carro usa 60% de gasolina num dia muito ensolarado enquanto usaria 40% de energia solar. Acho que amenizaria a poluição. Com esse começo poderia sair muito mais depois (com o avanço da tecnologia) até nos livramos do combustível poluente.

  • Fabio Santos
    2012-04-13T12:44:24

    A ideia é boa, mas para se tornar um produto comercial fala muito, primeiro que uma autonomia de 70Km não é nada, fazer um veiculo se mover é mole o dificil é criar uma carro comercialmente viavel, seguro e com design bonito.

  • Neiler Lima
    2012-04-13T11:47:05

    isso mostra q é possivel se criar um carro 'verde' barato, enquanto as montadoras cobram mais de 100 mil por um carro eletrico basico...

  • Douglas Jutz
    2012-04-13T11:35:25

    É só reciclar as baterias*

  • Douglas Jutz
    2012-04-13T11:34:40

    Baterias se reciclam

  • Dan Naka
    2012-04-13T11:29:19

    Eu queria saber o que ele vai fazer com as baterias após o término da vida útil das mesmas. O pessoal venera painéis solares e turbinas eólicas, mas esquece que bateria também polui... E MUITO!

  • Branco Branquito
    2012-04-13T11:14:48

    5mil aqui mal compra 1 painél solar.

  • Diego Mendes
    2012-04-13T11:07:19

    IMPOSSIBRU!

  • Moacir Kurmann
    2012-04-13T10:55:27

    O brasil por ser tropical e ter sol boa parte do ano, seria uma boa ideia. porém o nosso governo não da incentivo para tal projeto, e até mesmo o fato das grandes potências do ramo petrolífero e etc... jamais deixariam entrar um projeto destes no mercado.

  • Idenir Carneiro
    2012-04-13T10:09:10

    Parabéns pela iniciativa! Pena que aqui no brasil não temos acesso a esses painéis solares com mais facilidade, já pensei em fazer algo do tipo, mas temos poucos recursos por qui. Agora é hora do governo dar incentivo a esse rapas, e ajuda-lo com materiais mais leves, aerodinâmica e outros, com isso a chance de sucesso será maior ;)

  • Lin Hong
    2012-04-16T13:02:40

    João Stein, ao instalar no painéis no carro, e enquanto tiver luz do sol, o carro pode usar diretamente a energia dos painéis e guardar a energia extra nas baterias fazendo com que dure mais. Baterias são caras e pesadas para ficar trocando. Sou mais a favor do híbrido, pois aumentamos a autonomia e não ficamos dependentes de baterias e suas cargas limitadas.