Internet

19/04/2012 20h10 - Atualizado em 20/04/2012 11h34

Google cria versão do 'Analytics' para o Gmail

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

O Google lançou nesta quinta-feira (19/04), o Gmail Meter. O mais novo produto da gigante da Internet para o seu cliente de e-mail é uma espécie de “Google Analytics”, porém para o seu correio eletrônico. O serviço funciona como um analista que mostra as mais variadas estatísticas de uma determinada conta de e-mail.

Gmail Meter revela diversas estatísticas do seu Gmail (Foto: Reprodução)Gmail Meter revela diversas estatísticas do seu Gmail (Foto: Reprodução)

Entre os gráficos exibidos estão o volume de mensagens recebidas e enviadas, o padrão de tráfego, as categorias de e-mails que você trocou, o prazo entre o recebimento de uma mensagem e sua resposta, contagem de palavras de cada texto, lista de contatos mais frequentes, entre outros. Todo primeiro dia do mês, o Meter envia um e-mail com um relatório contendo todas estas informações. O objetivo da novidade é auxiliar o internauta a conhecer os seus hábitos no correio eletrônico, além de mostrar como ele pode melhorar o seu gerenciamento da conta.

Como configurar o Google Meter?

Qualquer um pode configurar o Meter. Basta acessar o Google Docs e abrir uma planilha. Depois, vá em “ferramentas”, “Galeria de Script” e procure por “Gmail Meter”. Instale. Posteriormente, o ícone do serviço estará em sua planilha. Basta clicar nele para abrir a sua página do Meter. Escolha o tipo de relatório que você quer e divirta-se.

Assista abaixo a um vídeo demonstrativo do serviço


Via Mashable

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares