Sistemas Operacionais

02/04/2012 20h01 - Atualizado em 02/04/2012 20h01

Hacker cria computador mais lento do mundo para rodar o Ubuntu

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

O hacker Dmitry Grinberg foi na contramão do desenvolvimento de hardware e montou um computador muito simples, que roda Ubuntu, e leva umas quatro horas apenas para dar boot no sistema. Evidente que o computador gambiarra é um experimento, e não uma iniciativa comercial. Entre as ideias por trás da máquina de Grinberg, está mostrar a versatilidade do Ubuntu.

Com poucas peças e criatividade, Dmitry Grinberg criou um computador que dá boot em quatro horas (Foto: Reprodução/Dmitry.co)Com poucas peças e criatividade, Dmitry Grinberg criou um computador que dá boot em quatro horas (Foto: Reprodução/Dmitry.co)

A conexão com periféricos se dá através de portas serial. Por esta interface, Dmitry plugou seu computador a um monitor LCD e a um teclado. Ele acredita que, em teoria, qualquer hardware pode ser usado no computador, desde que com drivers corretos.

Segundo Grinberg escreve em seu site oficial, esta deve ser a configuração mínima para o Linux rodar. Ela é tão abaixo do mínimo presumido, que Dmitry teve de redigir um emulador para que o sistema operacional conseguisse conversar com o processador de 24 MHz. Isso se fez necessário porque o Linux reconhece apenas processadores com, no mínimo, 32 bits. Mas o antigo ATmega, usado no experimento, oferece apenas 8.

O resultado de mais essa gambiarra fez o que já era lento ficar muito pior. Por conta do emulador, o clock do processador caiu para 6,5 KHz (em números absolutos, um processador de 2 GHz é 300 mil vezes mais rápido. Considerando o conjunto e os sistemas atuais, é possível até que o processador moderno seja milhões de vezes mais veloz).

Em seu site, Dmitry esclarece que, embora leve quatro horas apenas para inicializar o sistema, o seu computador é, depois de carregado o Ubuntu, razoavelmente utilizável: “você leva em torno de um minuto para ter a resposta de um comando”, escreveu. Na estimativa de Dmitry, qualquer tarefa gráfica levaria alguns dias para ser realizada.

Para construir o computador mais lento do mundo a rodar Linux, Dmitry gastou menos de US$ 20 dólares (algo próximo a R$ 35). O hacker acredita que trata-se do “mais barato, mais lento, simples de montar, com menos peças e mais rústico computador a rodar Linux”. Se você tem interesse em construir um computador que leva quatro horas para ligar, Dmitry ensina o caminho em seu site.

No vídeo abaixo, um time-lapse mostra o computador funcionando:


Via Extreme Tech e Dmitry.co

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Felipe Neves
    2012-08-17T13:00:55

    Será que roda FIFA 13?

  • Fábio Prado
    2012-05-14T16:15:52

    Porque ele é um übber allmight hacker!! Al Hail Grinberg! :-) Grosso modo, hoje em dia, hacker é todo expert em informática. Ser bandido ou mocinho não tem nada a ver com sua habilidade (afinal, existem ladrões burros e inteligentes, mas nem por isso deixam de ser ladrões.)

  • José Santos
    2012-04-06T11:28:56

    O que ele está querendo provar é que o Linux Ubuntu é tão bom que roda até no pior computador do mundo....parece simples o que ele fez mas não é.....interessante!

  • Woz Jr
    2012-04-06T11:11:50

    Pq chama-lo de hacker? E o que ele fez foi muito interessante. uma emulação de um armv5 num microcontrolador. parabens pra ele!

  • Marcos Barbosa
    2012-04-04T09:41:04

    nossa que revolucionário!!! kkkkkkk