Áudio e Vídeo

05/04/2012 16h13 - Atualizado em 05/04/2012 17h10

Jogos começam a ser vendidos na AppStore brasileira

Bruno do Amaral
por
Para o TechTudo

A Apple ainda não fez nenhum anúncio oficial, mas já é possível comprar jogos na App Store brasileira, a loja de aplicativos para iPhone e iPad. Alguns títulos apareceram de repente para venda na tarde desta quinta-feira (05), inclusive pelo próprio smartphone, e a notícia se espalhou pelas redes sociais.

Jogos na App Store pelo iPhone (Foto: Reprodução/Bruno do Amaral)Jogos na App Store pelo iPhone (Foto: Reprodução/
Bruno do Amaral)

Da mesma forma como a loja de músicas iTunes Store, ela está aparecendo aos poucos para os usuários. Por meio deste link (para abrir pelo programa iTunes) é possível visualizar a categoria de Jogos, ainda meio rudimentar, com opções populares como Angry Birds, Draw Something e FIFA 12. Os preços ainda se encontram em dólar e a classificação etária para a maioria dos games é "+4", que é o mais próximo da indicação "livre". Alguns outros títulos, no entanto, apresentam a categoria mais rígida, como pode ser visto na foto abaixo.

Compramos o jogo Angry Birds Seasons normalmente, utilizando cartão de crédito brasileiro. A descrição do aplicativo está em português, apesar de ainda ser breve, com pouco conteúdo. A tendência é que, com a normalização do serviço, tudo acabe se normalizando ao padrão das demais App Stores.

Classificação etária (Foto: Reprodução/Bruno do Amaral)Classificação etária (Foto: Reprodução/Bruno do Amaral)

A categoria de games também já aparece na App Store do iPhone normalmente, embora ainda não tenha aparecido no iPad até o momento. Conforme a loja for atualizando, veremos tudo ficar disponível em todos os dispositivos normalmente.

Angry Birds Seasons na App Store brasileira (Foto: Reprodução/Bruno do Amaral)Angry Birds Seasons na App Store brasileira (Foto: Reprodução/Bruno do Amaral)

A demora pela estreia da seção de games não foi sem motivo. Desde que estreou no Brasil, a Apple não havia liberado a venda de nenhum jogo em sua loja virtual. O motivo seria os imbróglios com o governo brasileiro, que exige a classificação indicativa de todos os games comercializados no país. A barreira burocrática não foi aceita pela empresa de Tim Cook, que optou por simplesmente eliminar a seção de jogos da App Store nacional.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Bruno Amaral
    2012-04-08T17:19:08

    Fernando, nem todos os jogos são grátis na Market, acho que vc só está falando do Angry Birds. João Cavalcante, os apps que estiverem grátis na App Store americana estarão aqui na brasileira também. E a categoria já conta com muitos, muitos jogos, não são poucos de forma alguma.

  • Fernando
    2012-04-07T18:18:50

    no market esses jogos sao gratis

  • João Cavalcante
    2012-04-07T13:09:41

    é muito mais jogo,fazer um conta na apple store americana,e baixar isso tudo grátis,e não pagar aqui pra poucos jogos !

  • Dalton Filho
    2012-04-06T12:41:45

    Finalmente disponibilizaram esses jogos pra app store brasileira. Anos de espera. Baixei logo um monte

  • Dalton Filho
    2012-04-06T12:40:30

    Eu nem acreditei quando vi esses jogos disponíveis na app store brasileira. Baixei logo um monte...anos de espera, ahahahah

  • Dalton Filho
    2012-04-06T12:40:14

    Eu nem acreditei quando vi esses jogos na app store. Agora sim o angry birds para iphone está disponível na loja brasileira da apple.

  • Agnaldo Junior
    2012-04-06T09:44:20

    Eu diria que a concorrência diferenciada é ideal.

  • Agnaldo Junior
    2012-04-06T09:41:16

    Que conversa doida é essa? Android já possuía jogos a muito. Estamos no mesmo mundo?

  • Waldemar Junior
    2012-04-06T00:35:04

    Filmes, músicas e agora jogos e livros, os concorrentes não tem a menor possibilidade de bater de frente com a Apple. Utilizei todas as plataformas e tentei consumir conteúdos sem sucesso. Resistir a comprar um iphone por entender que era moda e não tinha nada de muito espetacular, porém, tenho que reconhecer que após comprar um brinquedinho deste não largo mais para trabalho e lazer. Não existe nada parecido que possa concorrer atualmente. Isto é lamentável porque a concorrência igualitária é o ideal.

  • Yuri Bressane
    2012-04-05T17:04:05

    Aew, agora sim !!, vlw ministro raupp !!