Sistemas Operacionais

05/04/2012 18h43 - Atualizado em 05/04/2012 18h43

Malware para OS X infectou 600 mil Macs

Rafael Silva
por
Do Tecnoblog

A empresa russa Dr. Web divulgou, nesta última quarta-feira (04/04), a quantidade de Macs afetados pelo malware Flashback, que atinge especificamente computadores com OS X. Ao todo, de acordo com a companhia, já são 600 mil máquinas infectadas. O malware, que circula desde setembro do ano passado, apresentou nesta semana uma nova variação, a BackDoor.Flashback.3.

Malware para OS X infectou 600 mil Macs (Foto: Divulgação/Dr. Web)Malware para OS X infectou 600 mil Macs (Foto: Divulgação/Dr. Web)

Segundo a Dr. Web, as máquinas infectadas são todas parte de uma botnet - rede "zumbi" que obedece ordens de servidores. Acredita-se, por conta da grande quantidade de computadores infectados, que esta seja a maior rede "zumbi" de Macs já descoberta até agora. Só nos Estados Unidos, por exemplo, têm cerca de 300 mil computadores comprometidos.

Apesar dos primeiros indícios terem surgido em 2011, os desenvolvedores por trás do Flaskback não pararam de atualizar suas armas contra o sistema da Apple. Depois de aparecerem duas variações do malware no ano passado, ambas explorando vulnerabilidades em Flash, que foram corrigidas pouco depois, a nova variação, que apareceu na web esta semana, explorou uma falha específica no plugin Java, da Oracle. A Apple, contudo, liberou uma correção de segurança na última terça-feira (3).

Mesmo com a falha corrigida, é possível que Macs continuem infectados. Para descobrir se o seu mac está ou não com o Flashback, basta seguir as instruções da F-Secure.

Via Computerworld

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares