Imagens

21/04/2012 12h00 - Atualizado em 24/04/2012 16h30

Microsoft lança Cliplets, editor de imagens que faz clipes animados

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

Se você gosta dos filmes da série Harry Potter, sempre deve ter sonhado em ter na sua casa alguma “foto em movimento”, como nos cenários das histórias do bruxinho mais famoso do mundo. O Cliplets é um aplicativo gratuito desenvolvido pela Microsoft que mistura vídeo e foto no mesmo arquivo, com o efeito chamado de “cinema graph”.

O programa coloca movimento em objetos selecionados, enquanto outros objetos da mesma cena permanecem parados.

Cliplets permite criação de fotos em movimento (Foto: Reprodução)Cliplets permite criação de fotos em movimento ao selecionar apenas um objeto (Foto: Reprodução)

Neel Joshi, pesquisador da Microsoft que criou o programa, chama o processo de “fotografia de computador”. De acordo com ele, a foto ideal, que as pessoas visualizam na hora do clique, nem sempre correspondem a fotografia pronta. E isso pode ser um pouco modificado com o software.

Joshi reforça que não era a intenção da empresa lançar o Clipets para o público em geral, mas acabou mudando de ideia no último mês. A decisão parece ter sido acertada, já que o aplicativo se tornou um grande sucesso.

Como usar o programa

Criar um Cliplet é bem fácil. Após fazer o download do programa, basta pegar um arquivo de WIndows Movie ou MP4 e arrastá-lo para a janela de edição. O programa vai criar um clipe de 10 segundos automaticamente.

O programa vai remover possíveis tremidas e deixar o fundo da imagem mais estática possível. Então, você poderá selecionar uma parte do vídeo para continuar se movimentando, normalmente em uma ação de “loop”, e criar “camadas”, como se estivesse mexendo no Photoshop.

Há também uma timeline, onde você pode decidir exatamente quais os pedaços dos vídeos você quer que se movimentem e quais fiquem parados, além do tempo exato do início da animação.

O resultado final é mais ou menos como um GIF, porém com a diferença de ter elementos parados e em movimento no mesmo arquivo. Confira o vídeo de demostração feita no site da Micorsoft.

 

Via Mashable.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares