Internet

17/04/2012 14h03 - Atualizado em 17/04/2012 14h03

Microsoft planeja levar Skype para a web, com HTML5 e JavaScript

Thássius Veloso
por
Do Tecnoblog

Depois de arrematar a compra do Skype, a Microsoft parece estar interessada em provocar mudanças no serviço de VoIP mais popular do mundo. Apareceram vagas de emprego na equipe que faz o Skype com uma proposta interessante: montar um aplicativo baseado na web utilizando os padrões abertos HTML5 e JavaScript em vez de tecnologias proprietárias.

Skype ganhará versão web em HTML5  (Foto: Reprodução)Skype ganhará versão web em HTML5 (Foto: Reprodução)

A decisão é curiosa porque coloca de lado o Silverlight, tecnologia desenvolvida pela Microsoft para apresentar, entre outras coisas, conteúdos interativos e visualmente ricos na tela do computador — de maneira similar ao que o Adobe Flash permite. Sem necessidade da instalação de plugins especiais.

O novo aplicativo motivou a contratação de mais profissionais e é chamado por ora de “Skype for Browsers” (ou Skype para Navegadores). “Você terá a chance de integrar as soluções Skype existentes para a web com o suporte de serviços backend feitos do zero usando tecnologia da Microsoft”, diz um dos anúncios no estilo de classificados.

Existe a suspeita de que este aplicativo construído em cima de tecnologias abertas e amplamente documentadas permitiria, no futuro, ter um app com visual Metro totalmente compatível com o que a Microsoft espera lançar no Windows 8. Para tanto, basta que o tal app funcione bem no Internet Explorer 10, futura versão do navegador que estará no sistema operacional da empresa.

As vagas foram abertas para escritórios do Skype em Londres e em Praga, na República Checa.

Via TechCrunch

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares