Organizações

03/04/2012 19h17 - Atualizado em 03/04/2012 20h11

MIT está desenvolvendo “Areia Inteligente” que seria capaz de “clonar objetos”

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Você já imaginou se pudesse enterrar um objeto na areia e, alguns segundos depois, ter uma cópia idêntica do mesmo em suas mãos? Os engenheiros do Massachussets Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, desenvolveram uma tecnologia batizada de Smart Sand (Areia Inteligente) que é capaz de "clonar objetos" enterrados.

Smart Sand é tecnologia para se realizar clonagem de objetos (Foto: Divulgação) (Foto: Smart Sand é tecnologia para se realizar clonagem de objetos (Foto: Divulgação))Smart Sand  (Foto: Divulgação)

Por enquanto, a Smart Sand não tem formato de uma areia normal e, sim, de pequenos cubos em dimensões de dados, que são configurados com imãs especiais.

A experiência foi realizada da seguinte forma: foram colocados objetos magnéticos especiais nestes cubos e, quando um objeto era inserido no meio deles, eles “se comunicavam”. Os que tocavam o objeto passavam suas informações para os outros, definindo exatamente a forma do item a ser duplicado.

Obviamente, este ainda é apenas o início do projeto, porém, o conceito já parece bem definido. Robert Wood, professor de eletricidade na Universidade de Harvard, revelou ao site MIT News que é possível, sim, sonhar com esta nova tecnologia.

"São coisas alcancáveis, sim, e acredito que é possível se produzir este tipo de coisa. Os imãs têm habilidade de se atracar aos vizinhos, conversar com eles e até mesmo passar informações. É claro que seria necessário mutita engenharia para se fazer isso, mas as funcionalidades são grandes. É um trabalho difícil, mas no futuro, quem sabe", destacou.

Via Mashable

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares