08/04/2012 09h58 - Atualizado em 08/04/2012 09h58

Mulher processa o Facebook por uso não autorizado de imagem

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

A canadense Debbie Douez clicou no botão de “curtir” da página no Facebook do grupo Cool Entrepeneurs e acabou se surpreendendo algumas horas depois. Sua foto havia sido utilizada em uma espécie de anúncio da empresa, com os dizeres “Debbie curte o Cool Entrepeneurs”, enviado a todos os seus amigos na rede social. Foi o bastante para irritar a mulher, que decidiu processar o Facebook pelo ocorrido.

Empresa usou foto e nome de usuária sem autorização (Foto: Reprodução) (Foto: Empresa usou foto e nome de usuária sem autorização (Foto: Reprodução))Empresa usou foto e nome de usuária sem autorização (Foto: Reprodução)

O processo ocorreu pois a Cool Entrepeneurs estaria realizando uma “história patrocinada”, serviço de publicidade que a rede social passou a comercializar em 2011. A advogada da canadense, Luciana Brasil, revelou em entrevista ao canal CBC os motivos da ira de sua cliente com o uso indevido de sua imagem. “Se você vai usar a foto ou nome de alguém para qualquer coisa, precisa de sua autorização. A posição da Senhora Douez neste caso é de que o seu consentimento não foi obtido”, disse.

Luciana reclamou que a maneira como o anúncio foi criado vai totalmente contra os direitos de sua cliente, que mora em Vancouver. Ela também lembrou que ações semelhantes já haviam sido alvo de denúncias nas regiões de Saskatchewan e Manitoba, também no Canadá.

No entanto, há um detalhe a ser ressaltado. No termo de serviços e responsabilidade do Facebook, que todo usuário precisa aceitar para fazer o cadastro na rede social, há um trecho que diz que a pessoa autoriza a utilização de seu nome e foto de perfil em casos como esse – a não ser que bloqueie suas informações nas configurações do site. O caso ainda não foi julgado, mas espera-se uma resolução nos próximos dias.

Via Daily Dot

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ricardo
    2012-05-12T02:16:14

    Ainda bem que eu não tenho nenhuma dessas coisas, não tenho Iorcute, não tenho fecesbook, não tenho tuíter, não tenho webcam, não quero saber de nada disso.

  • Camila
    2012-04-08T13:30:28

    Tomara que o Facebook ganhe, porque as pessoas aceitam as coisas por aí sem nem lerem os termos e depois querem ter o direito de reclamar. Bando de manés. E olha que não curto o Facebook, mas nesse caso essa mulher aí não tem razão não. Se for uma pessoa justa que vá julgar esse caso, certeza que ela já perdeu.

  • Harã Nascimento
    2012-04-08T11:46:38

    como sempre a maioria nunca lê esses termos de serviços,tomara que a justiça dê ganho de causa ao site assim nos tomamos vergonha na cara,