Sistemas Operacionais

21/04/2012 10h30 - Atualizado em 21/04/2012 10h30

Nokia deve trazer recursos populares do Belle para os Lumias

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A Nokia declarou que está trabalhando para incluir recursos tradicionais do sistema operacional móvel Symbian na sua série de smartphones Lumia, que operam com o Windows Phone. Dentre os recursos cotados estão o compartilhamento do 3G por Wi-Fi, o suporte a NFC, o cliente DLNA para compartilhar a tela na TV, recursos de monitoramento de gastos nos planos de voz e mensagens, e a ferramenta que permite fotos panorâmicas de alta qualidade.

Com recursos do Belle, Nokia acredita que os Lumia terão mais apelo no mercado (Foto: ReproduçãoCom recursos do Belle, Nokia acredita que os Lumia
terão mais apelo no mercado (Foto: Reprodução

Com exceção do compartilhamento do 3G por Wi-Fi, todos os demais recursos são, ou deficientes, ou inexistentes na atual versão do Windows Phone, que ainda usa em seu código interno (kernel) o antigo Windows CE. O compartilhamento Wi-Fi, por enquanto, só está disponível no Lumia 610, o mais modesto dos Lumias, ainda indisponível no Brasil.

Os novos recursos serão incluídos aos poucos nos telefones, e serão usados como estratégia para alavancar as vendas dos telefones.

A razão desta iniciativa da Nokia foram os resultados dos últimos três meses, amargos para os investidores. A fabricante finlandesa foi obrigada a traçar um planejamento mais agressivo para o restante do ano. Além da integração com recursos do Symbian, a Nokia pretende levar os Lumias para mais mercados, como a China.

Via PC Mag

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jjoão Júnior
    2012-04-22T00:52:32

    Eu não entendo a Nokia, desde o início do ano passado que ela anunciou a parceria com a Microsoft, demorou lançar, se era para atingir a "perfeição" não deu certo, pois o Lumia 800 veio com problema bateria, que já corrigiram, o Lumia 900 veio com problema na conexão de dados, também corrigiram. A Samsung, LG e HTC lançaram bem mais rápido e logo lançaram aplicativos com recursos citados pelo Filipe. E olha apesar do marketing da Nokia os melhores dispositivos com WP7 está por conta da HTC, o aplicatvo de navegação GPS é melhor do que o da Nokia.

  • Luiz Vicolle
    2012-04-21T22:36:48

    Opa Marcio você que esta enganado. Lendo o artigo o Felipe quer dizer que o problema é sim o WP. Que os programas citados por ele, não agradaram os usuarios ou não estão presente na plataforma. Mas você que deve ser um "expert" em celulares e tecnologia devia fazer um artigo para o site ou melhor cria um site para você e deixa o cara fazer o trabalho dele na boa. Abraço.

  • Marcio Maciel
    2012-04-21T19:28:15

    Caramba Filipe Garret, custa fazer o dever de casa? Quem lê "deficiente ou inexistente" até acredita que o problema é no WP e não nos aparelhos da Nokia. Você não precisa ter um WP, bastaria pesquisar para saber que coisas como compartilhamento de 3G, DLNA e efeito panorama estão presentes em vários WP. Que tal usar algum por um tempo, como um HTC Ultimate? O único recurso citado acima que ainda não vi em nenhum WP é o de monitoramento dos gastos. Da próxima vez, faça uma rápida pesquisa ou já abra seu artigo dizendo que não conhece ou não curte a plataforma.