Sistemas Operacionais

30/04/2012 13h00 - Atualizado em 30/04/2012 13h00

Nokia incentiva brasileiros a criarem apps para Windows Phone e S40

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

Grande incentivador do desenvolvimento de aplicativos no Brasil, o Instituto Nokia de Tecnologia (INdT) quer ajudar interessados no assunto a criarem apps para celulares com os sistemas operacionais S40 e Windows Phone. Entre os incentivos oferecidos pela empresa estão parcerias com universidades, promoção de cursos online, eventos como o Nokia Developer Day e o desafio Nokia Hackaton.

Iniciativa da INdT da Nokia  incentiva novos desenvolvedores para S40 e Windows Phone (Foto: INdT/Reprodução)Iniciativa da Nokia incentiva novos desenvolvedores (Foto: Reprodução/INdT)

O Nokia Developer Day é destinado especialmente aos desenvolvedores de aplicativos, e traz todas as novidades do mercado mobile. Durante as conferências ocorridas no evento, a Nokia apresenta aos participantes diversas oportunidades e dicas de como distribuir e monetizar seus apps no Marketplace (loja de aplicativos do Windows Phone). Além disso, o evento costuma mostrar casos de desenvolvedores que tiveram destaque no mercado brasileiro.

Uma das universidades já integradas ao projeto é a PUC de São Paulo. Estudantes de graduação em Ciência da Computação da faculdade podem participar todo mês de treinamentos sobre o desenvolvimento de apps para as plataformas que a Nokia utiliza em seus smartphones. Já ocorreram dois encontros, e o próximo está previsto para junho de 2012.

Para Angelo Nicolay, gerente da área de desenvolvimento de apps do INdT, o objetivo do Instituto é disseminar as tecnologias que estão sendo utilizadas pela Nokia à comunidade. “O processo de fomento à inovação do INdT está intimamente relacionado à educação e a aprendizagem contínua, e é um dos nossos valores estratégicos mais importantes”, ressalta.

Ainda neste semestre devem ocorrer 10 cursos online (webinars) e dois desafios para desenvolvedores (hackaton) organizados pela empresa. Aos interessados, basta acessar o site ou os perfis do Twitter e Facebook do INdT e se inscrever.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares