17/04/2012 07h00 - Atualizado em 17/04/2012 07h00

Painel solar em forma de tubo gera eletricidade e esquenta a água

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

Um painel solar da empresa britânica Naked Energy promete revolucionar o mercado da área. Trata-se do Virtu Tube que, além de transformar raios de Sol em energia elétrica, é capaz de aquecer a água.

Virtu promete combinar duas funções de paineis solares no mesmo produto (Foto: Divulgação)Virtu promete combinar duas funções de paineis solares no mesmo produto (Foto: Divulgação)

O grande diferencial do Virtu Tube é o formato em tubo. Cilíndrico, o objeto armazena diversos pequenos painéis, que fazem a transformação dos raios em energia elétrica. Além disso, através de uma tecnologia patenteada pela Naked Energy - a Thermosyphon, é capaz de bombear o calor para fora, permitindo que a energia possa ser utilizada em outros fins, como aquecer a água.

O Imperial College de Londres testou alguns protótipos dos tubos e determinou que o produto, de fato, é eficiente. Ele faz com que os painéis acabem funcionando 46% melhor do que os tradicionais. O Virtu Tube pode ser instalado em qualquer lugar e os usuários têm a opção de priorizar a função que acreditam ser mais importante – aquecimento ou fornecimento de energia.

O próximo objetivo da empresa é maximizar a transferência do calor para tornar o produto ainda mais eficiente. A companhia acredita que sua invenção pode funcionar melhor se este processo for realizado com um pouco mais de cuidado. Para isso, está viajando o mundo, visitando especialmente investidores dos Estados Unidos, para tentar angariar fundos para seguir desenvolvendo o projeto, que ainda não tem data para ser lançado no mercado.

Via Dvice

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares