Sistemas Operacionais

04/04/2012 18h28 - Atualizado em 04/04/2012 18h28

Para Sony, maioria dos usuários não precisa do Android 4.0

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Embora tenha garantido que sua linha de smartphones receberia o Android 4.0, a Sony declarou em seu blog de desenvolvimento que para boa parte dos usuários, faz mais sentido continuar com o Android 2.3. Na visão da Sony, as exigências de hardware do Ice Cream Sandwich podem comprometer o uso de alguns produtos e, portanto, o melhor a se fazer é continuar com o Android Gingerbread, mais estável e econômico.

Nas contas da Sony, o Android Gingerbread (esquerda) é mais estável que o Android 4.0 (Foto: Reprodução/Sony)Nas contas da Sony, o Android Gingerbread (esquerda) é mais estável que o Android 4.0 (Foto: Reprodução/Sony)

Segundo a Sony, há uma percepção muitas vezes equivocada de que atualizar o sistema operacional leva um produto a ser mais rápido e eficiente. “Processos de leitura e gravação no banco de dados levam mais tempo no Ice Cream Sandwich”, diz o blog. Este processo está diretamente vinculado com a percepção de uso do aparelho. Quanto mais tempo for preciso para essas tarefas, mais lentamente o smartphone liga e acessa aplicativos. Isso também torna o celular mais sujeito a travamentos.

Outra questão que levanta preocupação da Sony é a vida da bateria. O Ice Cream Sandwich tem um perfil menos amigável para as baterias, e mesmo em stand-by acabará consumindo mais energia. A Sony criou algumas otimizações para melhorar o desempenho do sistema nos seus aparelhos. Uma delas desliga a aceleração de hardware para salvar bateria em casos onde ela não é absolutamente necessária. Além disso, a Sony afinou o sistema para que ele acesse da melhor forma possível os banco de dados, comprometendo menos a memória RAM e, a partir disso, buscando melhor desempenho.

O Android 4.0 da Sony também é acompanhado por um aplicativo, o Performance Assistant, que permite que os usuários desliguem funcionalidades que julgam desimportantes como forma de melhorar o desempenho e poupar energia.

Via Phone Arena e Developers Sony Mobile

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gabriel Barros
    2012-04-23T19:05:23

    Marcio, isso porquê o WP tem um perfil de hardware alto, enquanto isso é possível achar aparelhos com Android 2.3 Gingerbread com essas mesmas configurações do Tango ex: Galaxy Y

  • Romulo Nascimento
    2012-04-10T09:59:44

    hahahaha comprem um iphone que esse problema acaba!!! :D

  • Alexandre Gerhardt
    2012-04-08T22:28:01

    Eu comprei um Xperia Play, até agora está ótimo, mas se eu me incomodar com ele ao atualiza-lo para o Ice Cream Sandwich, vou troca-lo pelo iPhone que eu sei que é muito bom.

  • Marcio Maciel
    2012-04-07T17:07:46

    Enquanto isso, o Windows Phone 7.5 versão TANGO foi otimizado para rodar leve e fluido em CPU de 800mhz e 256mb de ram! =D

  • Willy Milane
    2012-04-07T11:15:30

    É lamentável como os fabricantes não se importam mais em fazer aparelhos funcionais e isso se aplica às baterias que não evoluem junto com o hardware dos turbinados aparelhos novos. Isso é ridículo!

  • Paulo Cotta
    2012-04-07T01:29:29

    Wait... what? Eu li reclamações com o consumo de bateria elevado? Até bem pouco tempo atrás isso era motivo para tirar um sarro com a cara de quem tinha um iPhone. As vezes o feitiço, vira contra o feiticeiro. Fato é que a quarta versão do Android não emplacou. Apareceu prometendo várias melhorias e mudanças no sistema e até o momento, os melhores aparelhos Android estão saindo das lojas com o 2.3 (ou até mesmo anteriores). Em breve a nova versão sairá, espero que as empresas não corram para liberar o ICS e deixar com que apenas os futuros lançamentos recebam a versão 2012 do Android.

  • Sylvio Pascolato
    2012-04-05T08:51:00

    Mesmo pensamento da empresinha motorola. vao lançando e nao querem mais saber das atualizações. É por essas e outras que android vai ser sempre android, nunca vai ser mais que isso. Falavam a mesma coisa do meu quench com 1.5, ja tem 2.3 e rodando lisa com uma configuração ralé. Se vcs nao enchessem o celular de tranqueiras inuteis nao aconteceria isso. o google tinha que deter isso e fazer um contrato obrigando pelo menos 2 ou 3 atualizações de sistema.

  • Luiz Velasco
    2012-04-05T02:26:25

    Prova de que tem gente que vem dar opinião e não entende muito é dizer que vai comprar um tablet chines... Mas a sony tem razão de falar da bateria no ics, tenho meu galaxy nexus e ele acaba com a bateria rapido, mas isso pode ser resolvido de varias formas assim como como no android 2.3. Sony sempre empaca em uma atualização e quer empurrar para os clientes que o que elas tem é o melhor, tive o xperia x10 e custou a passar pro android 2.1 pro 2.3 então tem gente que luta até hj e usa rom customizada para isso.

  • Juliano Araújo
    2012-04-04T22:03:12

    Sabias considerações, as da Sony ! Em verdade, o grande segredo está em equilibrar os processos no software para que forme um conjunto eficiente com o hardware . O sistema operacional ideal, deve tem um código enxuto, administração de memórias estável, dinâmica em centralizar e descentralizar tarefas, interface limpa e leve ... Aí consumirá menos bateria e recursos ! Atualizações devem ser melhor trabalhadas ... que o diga eu, que vou comprar um tablet chinês e reconheço ser melhor o antigo: Android 2.3 .

  • Gabriel Barros
    2012-04-04T20:28:08

    Ainda bem que meu Arc S tem um processador de 1.4 GHz então não estou preocupado