Internet

25/04/2012 15h53 - Atualizado em 25/04/2012 17h05

Rompimento de cabos deixa usuários do sul do Brasil sem Internet

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Alguns dos principais provedores de Internet no sul do Brasil saíram do ar nesta quarta-feira (25) por conta de um rompimento dos cabos de fibra ótica na região. Usuários das operadoras GVT, TIM, Intelig, Vivo e Eletronet ficaram sem acesso à Internet e aos serviços de telefonia. O problema principal aconteceu no local onde são administradas estas conexões, em São Paulo.

Rompimento de cabos de fibra óptica deixa usuários do sul do Brasil sem Internet (Foto: Reprodução)Rompimento de cabos de fibra óptica deixa usuários
do sul do Brasil sem Internet (Foto: Reprodução)

Os principais afetados pela queda do sinal são usuários de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No entanto, em São Paulo também há reclamações de intermitência.


Problema está na conexão entre estados

Cabos que fazem a transmissão dos dados da cidade de São Paulo para Curitiba teriam se rompido, e as rotas alternativas, compartilhadas por outras empresas, também apresentaram problemas.

O que acontece é que operadoras de telecomunicações, como Vivo e TIM, utilizam a mesma estrutura e quando o sinal de uma delas cai é bem provável que isso se reflita nas outras. A GVT admitiu, em comunicado enviado à imprensa, que seus usuários estão com dificuldades de acesso e confirmou que o serviço foi afetado porque "três pontos da rede de longa distância que fazem a comunicação de dados para várias operadoras da região foram rompidos".


Nas redes sociais, clientes de todo o Brasil reclamam das redes

Nesta tarde, as palavras "TIM e VIVO" e "GVT" entraram nos Assuntos do Momento do Twitter. As reclamações dos usuários retratam a indisponibilidade dos serviços principalmente no Sul do país, mas também há notícias de instabilidade em outras cidades, como Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Empresas fazem reparos, mas poucos usuários relatam melhorias

Ainda não há uma previsão exata para os serviços voltarem ao normal. Em comunicado oficial, a TIM declarou que o rompimento afetou os serviços de voz e dados dos clientes da operadora, e que "técnicos já atuam para correção do incidente e restabelecimento dos serviços o mais rápido possível."

A Vivo também se pronunciou sobre o assunto, afirmando que apenas os clientes nas regiões do Paraná e Santa Catarina tiveram dificuldades para acessar o serviço de dados ou voz da operadora. Em comunicado mais recente, a empresa informou que o serviço já foi reestabelecido. "A situação foi normalizada às 15h40 desta tarde, após mobilização de equipes técnicas e de todos os esforços para recuperação dos serviços no menor prazo possível".

A GVT anunciou também que "equipes do fornecedor responsável pela rede trabalham para restabelecer o serviço o mais breve possível". 

Curiosamente, na última segunda-feira (23), um rompimento duplo de cabos de fibra óptica entre as cidades de Santa Maria e Benevides, no Pará, também fez com que os usuários da empresa Oi ficassem sem conexão à Internet. O mesmo ocorreu no Maranhão, mas o serviço foi rapidamente normalizado.

Via Tecnoblog.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Sandra
    2012-04-25T21:30:23

    Sou do Rio de Janeiro e estou totalmente sem sinal.

  • Matheus Schaidt
    2012-04-25T19:16:37

    pra min não deu nenhum problema com gvt ta tudo normal, mas uma amiga minha ficou sem sina hoje a tarde da TIM ma o meu que é da TIM não caiu

  • Cássia Dias
    2012-04-25T19:03:03

    Eu fiquei sabendo do q houve realmente agora a noite!!! acho q houve um certo descaso das empresas, principalmente das de telefonia por não informarem os clientes... pq precisei fazer ligações importantes e só aparecia disponibilidade para chamada de emergência!!! a TIM ñ informou nenhum dos seus clientes do problema... e pior, pela notícia parece q ñ foi algo inesperado, pois já houveram outros problemas!!!

  • Lucas Araujo
    2012-04-25T18:29:00

    ainda nao funciona.. poutz

  • Juliana A.
    2012-12-27T12:24:46

    Em Benevides - Pa estamos sem a tim desde de sexta dia 22/12..um caos!

  • Thiago Bezerra
    2012-04-26T08:13:46

    Eu moro em recife e o celular da minha namorada e o meu estavam também sem serviço. Já outras linhas de amigos estavam normais.

  • Gregory Porto
    2012-04-26T00:29:55

    O bom desse incidente é que evidencia a fragilidade do sistema e justifica porque as operadores são "farinha do mesmo saco". Não adianta pular de uma pra outra.Está tudo compartilhado. A culpa disso é da Anatel que deveria proibir ou então acompanhar de perto essa prática.

  • Helena Silva
    2012-04-25T18:18:00

    Em Brasília a TIM não funciona. Recebe chamadas apenas de outras operadoras, mas não faz chamadas e nem envia mensagens....

  • João Bueno
    2012-04-25T18:03:28

    Em Minas, eu estou com problemas é com a Vivo.

  • Cezar Oliveira
    2012-04-25T17:57:53

    moro em pvai - PR e aqui ficou incomunicável

  • Marcelo Gomes
    2012-04-25T17:54:23

    Ainda a Conecção 3G fica intermitente e lenta...

  • Marcelo Gomes
    2012-04-25T17:48:57

    aff.. aqui em Curitiba parou tudo!!!

  • LUIZ AMORIM
    2012-04-25T17:48:55

    ME mandaram um torpedo de manhã. Só chegou agora.

  • Felipe Miguel
    2012-04-25T17:41:21

    Sou do RJ, liguei pra TIM pra reclamar e disseram que aqui o problema tb acontece!

  • Michele Martins
    2012-04-25T17:31:13

    Aqui em SP não sentimos nada....rs.. será que aqui tem redundancia para tudo? Todas as operadoras?? kkkk

  • Juliano K
    2012-04-25T17:22:26

    SENHOR BRUNO MENEZES- não passam por isso porque apesar de ser enorme sua região a internet e usada por 50% da população talvez, repare que o nosso problema foi tecnologia, enquanto ai no NORDESTE os problemas são piores, bizarros e diferentes, so estou respondendo porque me irritei com essa resposta, invejoso! aconteceu no sudeste e afetou o sul, SAIBA QUE NOS ESTADOS UNIDOS ACONTECEU JÁ, IGNORANTE.

  • Helen Reis
    2012-04-25T17:21:05

    Por isso que meu amigo do sul aquele viciado não logou até agora! UHSAUHSAHUSAUSAHUSAHUSAUHSAUSAHUSAUHSAUHSAUHSUHSAUHSSHUSUHSUHASAUHSAUH '

  • Flávia Rombach
    2012-04-25T16:54:47

    Uma beleza isso, quem trabalha dependendo disso, como eu, faz como? Nada né, fica jogado paciência até o serviço voltar...

  • Rodrigo Sousa
    2012-04-25T16:53:14

    A Tim aqui em PE está fora! E a mais de ano que a Tim vem apresentando problemas.

  • Herbert Felix
    2012-04-25T16:52:06

    Ainda bem que aqui em Recife-PE meus 10mb da GVT estão no max!

  • Vinícius C.
    2012-04-25T16:51:04

    Ainda bem que aqui em Araucária no Paraná voltou ao normal agora, como o Marcelo Rialto disse, é um absurdo não ter descontos

  • Willyan Silva
    2012-04-25T16:47:14

    Olha eu tenho GVT e sempre que o serviço para de funcionar mesmo que por 1 ou 2 horas ou fica instável vem descontado na conta sim, não sei as outras operadoras porcas que tem por ai mais a GVT pelo menos comigo funciona bem, me atendem bem e o preço é ótimo, fora que nunca foi entregue NADA menos do que o contratado ao contrario de muitas outras por ai que você paga por 2 mega e so tem 500 kbps.

  • Maycon Pereira
    2012-04-25T16:45:31

    Ja voltou a net aqui em maringa!! mais a tim ainda esta sem sinal!!

  • Luis Henrique
    2012-04-25T16:43:38

    O Nordeste tá uma maravilha - hahaha.

  • Thiago Pires
    2012-04-25T17:19:53

    Acho que está na hora dos Nordestinos pararem de chorar, eles sempre começam essa briguinha ridícula.