Internet

18/04/2012 17h12 - Atualizado em 18/04/2012 17h12

Seis em cada dez artigos da Wikipédia possuem erros factuais

Paulo Higa
por
Do Tecnoblog

A cada dez artigos lidos na Wikipédia, seis podem conter erros factuais. A informação vem de uma pesquisa recente realizada pela Universidade do Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, que mostra que a credibilidade do conteúdo da enciclopédia livre está muito aquém da ideal.
 

Wikipédia (Foto: Divulgação)Wikipédia (Foto: Divulgação)

O estudo foi direcionado especificamente para artigos com informações sobre empresas. A pesquisa conduzida por Marcia DiStaso, professora de comunicação da universidade, consultou 1284 funcionários de diversas companhias. De acordo com DiStaso, 25% dos entrevistados nunca pesquisaram sobre a empresa em que trabalham na Wikipédia. Cerca 60% dos artigos pesquisados continham imprecisões, segundo pessoas familiarizadas com o assunto abordado nos textos.

Apesar de a Wikipédia ser uma enciclopédia editável por qualquer um, o fundador Jimmy Wales defende que boas práticas sejam adotadas antes de modificar um artigo. Se um usuário defende a empresa e ganha por isso, não pode acrescentar, remover ou alterar informações sobre sua companhia. Nesse caso, é necessário utilizar a página de discussão para propor a mudança a um dos administradores. A grande dificuldade fica por conta do fato de que, a cada quatro queixas, uma delas nunca é respondida.

O problema é mais grave se considerarmos que muitos estudantes utilizam informações da Wikipédia como base para trabalhos acadêmicos, propagando erros factuais – e também dados errados inseridos propositalmente para prejudicar uma pessoa ou empresa.

Via Daily Mail

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Daniel Benicio
    2012-04-18T19:11:33

    logo a wikipédia!

  • Rafael Monteiro
    2012-04-19T13:19:36

    Mas vale a pena lembrar que até mesmo a enciclopédia mais conceituada do mundo, conta com 3 erros factuais a cada 10 artigos, sendo infinitamente menor que a Wikipedia. E caso um erro seja descoberto numa enciclopédia comum, leva no mínimo 1 ano para ser corrigido na próxima edição. Na Wikipedia é de imediato

  • Vinícius Bonassoli
    2012-04-18T20:20:29

    Suspeitei desde o principio....uahsuahsuahsuhsa