Fabricantes

23/04/2012 10h00 - Atualizado em 23/04/2012 11h24

Sony cria óculos que exibe legendas em filmes para deficientes auditivos

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

A Sony, em parceria com a empresa especializada em tecnologias para o cinema, Regal Enternainment, apresenta um projeto de óculos capazes de reproduzir legendas eletrônicas em tempo real, com o objetivo de incluir os deficientes auditivos nas salas de cinema com maior conforto e eficiência.

Sony anuncia projeto de óculos para inclusão de deficientes auditivos em salas de cinema (Foto: Divulgação)Sony anuncia projeto de óculos para inclusão de deficientes auditivos em salas de cinema (Foto: Divulgação)

O sistema é muito simples e engenhoso. O usuário coloca os óculos e recebe nas lentes todos os diálogos em projeção. As legendas são enviadas de modo sem fio para os dispositivos presentes na sala, e cada usuário poderá fazer os seus respectivos ajustes de tamanho de fonte e posicionamento do texto.

Essa solução poderá ser uma das mais eficientes e promissoras para resolver o problema da inclusão dos deficientes auditivos nas salas de cinema. Com tal recurso, o investimento feito pelas produtoras de filmes de Hollywood é mínimo, uma vez que o principal trabalho a ser feito é a produção das próprias legendas. A Sony garante que o custo de produção do óculos é relativamente baixo, o que não deve causar um grande impacto no valor final do ingresso.

As legendas estarão disponíveis em seis línguas, permitindo uma maior flexibilidade da escolha do idioma preferido do usuário. Ainda há a possibilidade de multicanais de legendas em uma mesma projeção de filme, caso a preferência seja por legendas em inglês, espanhol ou alemão, por exemplo.

A Sony disse que está trabalhando em uma outra versão contendo pequenos fones de ouvido, pensados para os deficientes visuais. Os aparelhos trarão a narração descritiva de tudo o que está acontecendo na tela, aumentando a imersão desses futuros usuários.

Via Gizmologia

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares