Internet

04/04/2012 10h04 - Atualizado em 04/04/2012 10h04

Twitter ajuda autoridades de Dallas em aviso de tornado

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

Mais uma vez, as redes sociais entram em ação em momentos de crise. Uma série de tornados atingiram as proximidades das cidades de Dallas e Forth Worth, nos Estados Unidos, e as autoridades locais precisaram recorrer ao Twitter para minimizar os transtornos, e garantir a segurança da população.

Graças ao Twitter, passageiros do aeroporto de Dallas ficaram seguros durante o tornado (Foto: Reprodução/Twitter)Graças ao Twitter, passageiros do aeroporto de Dallas ficaram seguros durante o tornado (Foto: Reprodução/Twitter)

O mau tempo dava a entender que o tornado estava seguindo diretamente para o aeroporto de Dallas, porém os centros meteorológicos indicavam que o fenômeno meteorológico estava seguindo para outra rota. Por precaução, os vôos partindo de Dallas foram cancelados, e os passageiros presentes no aeroporto foram orientados a procurar abrigo.

Porém, ainda restava a tarefa de tornar essa comunicação com as pessoas que estavam no aeroporto e a população das cidades de Dallas e Forth Worth algo mais rápido e objetivo. Para isso, as contas da Cruz Vermelha e do aeroporto da cidade de Dallas entraram em ação. As contas alertaram os seus seguidores sobre a situação do tornado, além de passar informações sobre como o cidadão poderia tomar as devidas precauções para se sentir seguro e protegido até que tudo se acalmasse.

A conta da Cruz Vermelha da cidade de Dallas informou qual era a melhor forma de encontrar abrigo, e locais de maior perigo para as pessoas. As mensagens foram enviadas nos momentos de maior intensidade do tornado. Enquanto isso, a conta do Twitter do aeroporto de Dallas informava os seus seguidores sobre os status de seus voos, além da situação climática em pontos específicos da região atingida.

O ponto mais importante da iniciativa do aeroporto de Dallas foi indicar os procedimentos que todos deveriam adotar, tanto passageiros como funcionários. A conta chegou a informar que os passageiros procurassem os funcionários do aeroporto, para que indicassem quais seriam as áreas seguras do aeroporto. E não só isso: eles compartilhavam as dicas que os passageiros davam quando alguém não sabia onde ficar, ou buscavam um parente no aeroporto.

As iniciativas resultaram em uma ação preventiva mais tranquila e organizada, evitando um tumulto generalizado, e colocando todos os passageiros em segurança. Para você ter uma ideia da gravidade do tornado que passou pelos Estados Unidos, veja abaixo o registro em vídeo de um morador da cidade de Arlington, Texas:

Via Mashable

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares