Sistemas Operacionais

12/04/2012 17h22 - Atualizado em 12/04/2012 17h22

Ubuntu está criando versão para celulares

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O sistema operacional móvel da Ubuntu realmente está em produção. A confirmação veio da própria Canonical, que anunciou em uma lista de vagas de emprego, à procura de um Gerente de Desenvolvimento de Negócios para o projeto Ubuntu Phone.

O responsável pelo cargo terá que estabelecer contato com vendedores de telefone e companhias de telecomunicações para promover a plataforma. Mas o mais importante da notícia, é claro, não é quem a empresa quer contratar, mas o fato de o projeto estar, de fato, em andamento.

Arte conceitual do Ubuntu Phone mostra alguns desejos dos fãs (Foto: Reprodução)Arte conceitual do Ubuntu Phone mostra alguns desejos dos fãs (Foto: Reprodução)

Esta não é a primeira vez que a Canonical tenta levar seu principal sistema operacional para smartphones. Antes, já haviam sido testados o Ubuntu Mobile e o Kubuntu Mobile. Além disso, a empresa também apoiou o projeto do Ubuntu para Android, que levou o modelo dos desktops Ubuntu para os dispositivos móveis do Android, rodando os dois simultaneamente, como demonstrado no Motorola Atrix 4G 2 na Mobile World Congress.

Ainda não há muitos detalhes sobre este novo projeto do Ubuntu. No entanto, sabe-se que ele vem sendo esperado há muito tempo tanto pelos fãs como também pelos próprios trabalhadores da Canonical. Especulações e diversas artes conceituais já começaram a surgir pela web (como esta, acima).

Dentre as principais funcionalidades esperadas pelo público estão a interface Unity móvel, a liberdade do sistema open source e a sincronização entre celular e desktop, pelo Ubuntu.

Via SlashGear.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Eduardo Moraes
    2012-04-13T15:21:30

    Se ideia pegar, talvez venha um debian mobile, com mais leveza e rapidez sobre o android, aprovo! porem vamos devagar

  • Hugo Barbosa
    2012-04-12T20:16:33

    Por mais que eu goste do Ubuntu, e não o troque por nenhum outro software, acho que a ideia do Ubuntu Mobile não ira pegar. Talvez sirva para acabar com o symbiam, que está muito fraco atualmente, mas muito poucos irão trocar seu Android ou iOS pelo Ubuntu, não só porque eles tem mais nome no mercado, mas também pela disponibilidade de aplicativos. Talvez seja um OS mais leve e rápido, mas poucos se acho que poucos se interessarão. Uma pena, pois hoje Ubuntu é um dos melhores sistemas operacionais.