Sistemas Operacionais

03/05/2012 06h05 - Atualizado em 03/05/2012 06h05

Ainda há mais aparelhos com Android 2.1 do que com Ice Cream Sandwich

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Não há nenhuma dúvida de que a quarta versão do Android, Ice Cream Sandwich, está crescendo no mercado, especialmente após o lançamento de aparelhos como os da linha One, da HTC, e Xperia, da Sony. No entanto, quem ainda domina o marketshare do sistema operacional do Google é a versão 2.3, que curiosamente chegou a apresentar um crescimento no último mês de abril.

Aparelhos com Ice Cream Sandwich estão começando a fazer presença no mercado (Foto: Reprodução)Aparelhos com Ice Cream Sandwich estão começando a fazer presença no mercado (Foto: Reprodução)

Um gráfico publicado no blog de desenvolvedores do Android revelou como está a divisão do mercado Android por versões do software. Os mais populares são o Gingerbread (2.3), com 64%; o Froyo (2.2), com 21%; e o Eclair (2.1), com 5,5%. Assim, apesar do crescimento do Ice Cream Sandwich, que subiu de 3 para 5% somente no último mês, a versão 4.0 do Android continua com menos adoção que o Eclair.

  •  
Divisão dos Androids por versão de software (Foto: Reprodução)Divisão dos Androids por versão de software (Foto:
Reprodução)

O Gingerbread, por sua vez, também continua crescendo: de 63 para 64% no último mês. O número é fácil de ser explicado: esta é a versão presente em muitos dos aparelhos de baixo custo com o sistema operacional, atualmente.

Com tais números, o Honeycomb (3.0) para tablets parece ser um “fracasso”. A terceira geração do Android se manteve com “apenas” 3% do mercado. Espera-se que, ao longo do ano, este gráfico mude bastante.

Os aparelhos com o ICS estão apenas começando a serem introduzidos – e o seu grande expoente, o Samsung Galaxy SIII, sequer foi lançado. Portanto, ao que tudo indica, desta vez a Google acertou. O Android 4.0 tem tudo para despontar nos próximos meses e aumentar bastante a sua participação não só no mercado interno do Android como também em relação aos concorrentes como iOS e Windows Phone.

Via The Verge.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luciano Abreu
    2012-05-04T16:18:40

    pesquisa completamente inútil, a culpa é dos fabricantes. Acha que não adoraria ver o ICS no meu Atrix? mas a motorola não! A Google tinha que tomar uma atitude, obrigar os fabricantes a colocar menos personalizações ou achar uma maneira de separar as personalizações do SO, assim faria a atualização do SO separado da atualização das personalizações. A Google tomaria o poder do hardware e do SO, lançando atualizações quando bem entende. Concordo que esse é o ponto fraco do Android! Se eu atualizar meu aparelho por conta própria perco a garantia, um absurdo! É meu, paguei por ele, e não posso.

  • Alexandre Souza
    2012-05-04T08:30:51

    Vai demorar muito muito, até hoje se vende celular novo nas operadoras com 2.1! Enquanto o consumidor tive na mão dessas telecom dinossáuricas vamos continuar com coisa velha e cara.

  • Mc Finn
    2012-05-03T21:46:05

    O motivo pelo qual está demorando pra engrenar é que simplesmente os fabricantes estão demorando pra liberar as atualizações prometidas. Só isso.

  • Estevam Alves
    2012-05-03T12:12:25

    Sylvio Pascolato a redação deixa um pouco a desejar, mas quer dizer q ATÉ a 2.1 tem mais q a 4.0 (com apenas 5%)

  • Sylvio Pascolato
    2012-05-03T09:19:09

    Eu acho que a reportagem quer dizer 2.3. A 2.1 tem 5.5% apenas... outra coisa, pelo menos no Brasil, esses fabricantes se negam a fazer a atualização infelizmente o google nao toma partido e nao obriga a darem atualização aos clientes. esse é o unico ponto franco do android.