21/05/2012 08h45 - Atualizado em 21/05/2012 08h46

Cientistas criam a cadeira mais confortável do mundo

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

Um grupo de designers alemães trabalharam em parceria com os profissionais da Lightweight Design Centre, da Audi, e criaram a cadeira mais confortável do mundo. O assento foi batizado de R18 Ultra.

R18 Ultra, ou "a cadeira mais confortável do mundo" (Foto: Reprodução)R18 Ultra, ou "a cadeira mais confortável do mundo" (Foto: Reprodução)

Para desenvolver o projeto, os pesquisadores colocaram uma cadeira de testes, com diversos sensores, no centro de uma praça em Milão. Conforme as pessoas sentavam, eles conseguiram detectar os principais pontos de tensão exercidos no ato. Os dados foram monitorados e processados por um algoritmo capaz de determinar a melhor configuração para uma cadeira eficiente.

Com essas informações, os inventores conseguiram projetar uma cadeira leve, embora robusta o suficiente para suportar diferentes tipos de usuários. A tecnologia de coleta de dados é inspirada em métodos que já estão em desenvolvimento na indústria automotiva.

O assento e o encosto são feitos de carbono. As "pernas", por sua vez, são de ligas de alumínio e podem ser dobradas para facilitar o transporte. O projeto esteve em exposição na feira italiana Salone Internazionale del Mobile, que aconteceu entre os dias 17 e 22 de abril, em Milão. A versão final da cadeira será apresentada na feira Design Miami, que acontece no segundo semestre de 2012.

Via Mashable

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Glauco Knihs
    2012-12-28T17:54:05

    que piada...

  • Marcelo
    2012-08-27T11:41:34

    Um grupo de designers alemães TRABALHOUUUUUUUUUUU... PelamordeDeus...

  • Bruce Henderson
    2012-05-21T22:30:30

    Ela detecta os pontos, mas não se adapta e nem mesmo massageia os pontos?