Sistemas Operacionais

20/05/2012 10h45 - Atualizado em 20/05/2012 10h45

Começam a aparecer primeiras Custom ROMs para a família Lumia

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

As primeiras ROMs customizadas para o Nokia Lumia 710 já estão pipocando nos fóruns especializados. Depois da Metro^7, lançada na última quarta-feira, agora chegou aos fóruns XDA a RainbowMod. Criada por um usuário chamado “luficer3006″, a ROM é baseada no Windows Phone Tango e está disponível em 15 idiomas (inclusive o português-BR).

Lumia rodando com a nova rom Rainbow Mod (Foto: Reprodução) (Foto: Lumia rodando com a nova rom Rainbow Mod (Foto: Reprodução))Lumia rodando com a nova ROM Rainbow Mod (Foto: Reprodução)

As suas principais mudanças são o desbloqueio total do Ultrashot, a remoção de aplicativos OEM (Nokia Drive, Maps e etc), o remapeamento das buscas, atalhos para trocar o modo do celular (WiFi, 3G, avião e economia de bateria), acesso ao sistema de arquivos por Wi-Fi ou USB, e a presença de mais temas e cores para personalizar seu aparelho.

Os usuários que quiserem testar a ROM têm duas opções: a versão full e a lite, este último em um tamanho menor e disponível apenas em inglês e russo. O tópico destinado à discussão e ao download da Rainbow no XDAForum pode ser acessado aqui.

Para quem ainda não conhece, as Custom ROMs são modificações não-oficiais do sistema operacional móvel nativo. A ideia é ganhar novas capacidades que não estavam disponíveis antes nas versões tradicionais do sistema. No Android, o software é open-source, e por isso esse tipo de desenvolvimento é estimulado. No Windows Phone, até agora ninguém se pronunciou se é ou não ilegal. De qualquer forma, assim como no iPhone, vale a ideia de que se o aparelho é seu, você pode fazer o que quiser.

Assista a um vídeo demo da ROM, abaixo:


Via WP Central

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares