Internet

03/05/2012 15h47 - Atualizado em 04/05/2012 10h33

Harvard e MIT vão oferecer cursos gratuitos online

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT) e a Universidade de Harvard, duas das mais conceituadas universidades dos Estados Unidos, estão iniciando um projeto para oferecer cursos gratuitos pela Internet ainda este ano. Na manhã desta quinta-feira (03/05), as instituições apresentaram uma parceria no valor de U$ 30 milhões (R$ 60 milhões) para o lançamento da edX, uma plataforma online, criada com o intuito de permitir que qualquer pessoa com comprometimento e conexão à Internet, possa se tornar aluna das universidades.

EdX vai unir duas universidades dos EUA online (Foto: Reprodução) (Foto: EdX vai unir duas universidades dos EUA online (Foto: Reprodução))EdX vai unir duas universidades dos EUA online
(Foto: Reprodução)

De acordo com Susan Hockfield, reitora do Instituto de Tecnologia, o projeto é uma forma de democratizar o conhecimento. “O edX é uma oportunidade para melhorar a educação, criando um novo caminho para milhões de alunos em todo o mundo”.

O grande pensamento por trás desta iniciativa é de que todo o conhecimento ensinado em Harvard e no MIT não pode ser restrito apenas aos universitários que têm condições de estudar no campus. A lista de cursos vai ser anunciada nos próximos meses e a expectativa é de que as aulas já tenham início no próximo semestre. A plataforma, que funcionará em conjunto para as duas universidades, já está no ar.

Apesar de o curso online não ter o mesmo peso de uma faculdade presencial, os os executivos de ambas as instituições acreditam que a procura será grande. O MIT, em especial, tem razões para crer nisso. Afinal, recentemente lançou um curso gratuito online de “Introdução aos Circuitos e à Eletrônica” e teve mais de 120 mil pessoas inscritas.

Via Mashable

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares