A cidade de Monmouth, no País de Gales, tornou-se a primeira cidade do mundo integrada com a Wikipédia. O Monmouthpedia, lançado oficialmente no último sábado (19/05), promoveu a instalação de placas com QR Codes em diversos locais para que os visitantes pudessem abrir os artigos correspondentes em vários idiomas na enciclopédia livre.

Foram necessários seis meses para que o projeto começasse a se tornar realidade. O conceito basicamente girou em torno da instalação de uma cobertura Wi-Fi por toda a cidade, além da criação dos textos explicativos e traduções com a ajuda dos moradores e voluntários.

(Foto: Reprodução)
Mais de 200 empresas, diversas universidades, escolas e grupos comunitários participam do projeto atualmente, ao lado dos museus e instituições parceiras da Wikipédia. A cidade já conta com mais de mil QR Codes em localidades diferentes, impressos em placas de cerâmica.
O líder e idealizador da Monmouthpedia, John Cummings, explica que iniciou o conceito porque acredita que o conhecimento pode ajudar a contextualizar as pessoas, permitindo que elas apreciem melhor as coisas ao redor.
Sob o ponto de vista prático, a integração tecnológica e colaborativa visa contribuir para a atualização rápida e constante de conteúdo, ao contrário do que ocorre com guias e mapas tradicionais.