Notebook

09/05/2012 15h59 - Atualizado em 01/06/2012 20h51

Dell revela primeiro ultrabook com Ubuntu

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A Dell resolveu inaugurar um novo mercado para os notebooks poderosos e ultrafinos. A empresa anunciou uma versão do XPS 13 que, ao contrário da convencional, roda o sistema operacional Ubuntu.  O modelo com Linux é igual ao irmão, que é vendido com o Windows 7.

XPS 13 terá versão com Ubuntu voltada para desenvolvedores (Foto: Divulgação)XPS 13 terá versão com Ubuntu voltada para desenvolvedores (Foto: Divulgação)

Caso o aparelho seja disponibilizado para usuários comuns, poderá representar uma economia interessante, uma vez que dispensa a aquisição da licença do Windows no ato da compra. Segundo a Dell, no entanto, a expectativa é que o produto tenha mais apelo entre desenvolvedores do que entre consumidores comuns. Para a fabricante, o perfil do computador com hardware interessante e sistema operacional livre tende a conquistar programadores e profissionais de TI.

A ideia é oferecer um sistema que possa agradar as necessidades de quem cria softwares para sistemas como Android ou escreve códigos para Ruby e Java Script. Por conta disso, o produto contará com uma suíte de recursos e ferramentas para desenvolvimento de softwares. A Dell batizou a série de ajustes no sistema de Sputnik.

Até o momento, a empresa não informou qual será o método de comercialização do produto. Caso faça uso das suas plataformas tradicionais de comercialização, consumidores com o perfil desejado pela Dell teriam acesso aos modelos.

Via Tom’s Hardware

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares