Sistemas Operacionais

15/05/2012 10h35 - Atualizado em 15/05/2012 20h22

Diablo 3 sai hoje. Conheça a história da saga

Cido Coelho
por
Para o TechTudo

Dia 15 de maio será lembrado por muitos pela volta de uma das maiores franquias do mundo dos games. Depois de quase dez anos de espera, finalmente Diablo 3 chega aos PCs. E, para que você entenda um pouco de todo esse sucesso, preparamos um especial que conta a história da série e explica o motivo de tanto sucesso.

diablo_2 (Foto: diablo_2)Diablo (Foto:Divulgação)

O início de uma saga

Em 31 de dezembro de 1996, a Blizzard Entertainment deu o pontapé inicial do RPG de ação que revolucionou o mercado de games, Diablo. A primeira versão foi lançada para PC, Mac e PlayStation.

diablo_2 (Foto: diablo_2)Diablo (Foto: Divulgação)

O jogo foi criado por Max Schaefer, Erich Schaefer, David Brevik, Erick Sexton e Ken Williams, quando a empresa ainda se chamava Condor Games. Até então, o grande sucesso da produtora era o jogo Justice League Task Force (Super Nintendo e Mega Drive), que foi desenvolvido em conjunto com a Sunsoft.

A Blizzard ofereceu uma proposta de compra da produtora, que foi aceita seis meses antes do lançamento de Diablo. A empresa passou a se chamar Blizzard North, e as primeiras versões do game venderam mais de 20 milhões de unidades. 

O enredo de Diablo

A série Diablo começa num tempo de um conflito sem fim, chamado Guerra Eterna. Os anjos do céu e uma legião do inferno estão em constante embate. No meio desta batalha, um grupo de anjos rebeldes criou com a Pedra do Mundo o continente Santuário, que se tornou uma região de paz escondida. Essa tranquilidade, porém, não durou muito.

A terra foi invadida, e uma caçada violenta da alma dos humanos começou. Guerreiros foram convocados para explorar a pequena cidade de Tristram, dominada por Diablo, o Senhor do Terror, e os seus demônios.

Os jogadores podem contar com a ajuda dos personagens Guerreiro (Warrior), que um poderoro lutador, mestre das armas de guerra, que suporta mais danos que as outras classes. Os guerreiros variam dos bárbaros das terras altas do norte para o nobre Paladins; a Vampira (Rougue) são as melhores arqueiras de Santuário. Elas tem um maior nível de magia do que os Guerreiros, não é tão alta como os feiticeiros e pertencem a um grupo chamado Irmandade do Olho Cego; por último o Feiticeiro (Sorcerer) é mestre das artes arcanas que é capaz de ter os maiores níveis de magia. Não necessitam de armas físicas e pertencem ao Clã de Magia Vizjerei. Essa classe de feiticeiro foi até Tristram tomar conhecimento de magia que existe na catedral desta pequena cidade.

Leah aparece com voz em português nos vídeos de Diablo III (Foto: Divulgação) (Foto: Leah aparece com voz em português nos vídeos de Diablo III (Foto: Divulgação))Leah aparece com voz em português nos vídeos de Diablo 3 (Foto: Divulgação)

Tristram é uma pequena cidade onde uma força do mal causou uma sangrenta guerra civil e exterminou grande parte da população. Há lá uma catedral, construída sobre as ruínas de um antigo monastério, preenchida por luzes, sons assustadores e corredores abandonados.

Um rei louco, um arcebispo misterioso e seu filho perdido viram elementos de um quebra-cabeças para saber a origem do mal que assola o lugar. Na cidade há é possível explorar as Catacumbas, as Masmorras, as Cavernas, e se deparar com criaturas horrendas como o Açougueiro e o Esqueleto Rei, para depois chegar no Inferno e enfrentar o próprio Senhor do Terror, o Diablo.

Em Diablo 2, o herói, sem nome, que derrotou o Senhor do Terror, Diablo, é amaldiçoado. Aos poucos, a alma do herói é corrompida pelo demônio, e o guerreiro que venceu a batalha torna-se o Andarilho Sombrio. Para evitar a volta de Diablo, ele possui uma Pedra da Alma cravada em sua testa. Ele se afasta da destruída Tristram para procurar os outros dois demônios – Baal, o Senhor da Destruição, e Mephisto, o Senhor do Ódio.

diablo2_2div (Foto: diablo2_2div)Diablo 2 (Foto: Divulgação)

Nesta jornada, legiões de demônios aparecem de forma misteriosa, atacam as cidades da região e espalham terror pelas terras de Santuário. Com isso, Diablo fica mais forte. Porém, mesmo com a volta original do Senhor do Terror e do seu irmão Mephisto, o Senhor do Ódio, não conseguem derrotar o novo herói. O jogo se passa em cinco locais: Rogue Encampment, Lut Gholein, Kurast Docks, Pandemonium Fortress e o Harrogath (disponível apenas na expansão Lord of Destruction).

Em Diablo 2: Lord of Destruction, a história acontece em volta de Baal, o Senhor da Destruição, o último dos três irmãos do Inferno (Diablo, Mephisto e Baal), que segue para a terra dos Bárbaros, ao norte de Santuário, rumo ao Monte Arreat. Lá vivem os povos bárbaros e anciões, e naquela região está guardada a Pedra da Terra, que deu origem à Pedra da Alma, responsável por manter o equilíbrio do Mundo Mortal e impedir a invasão de demônios.

Porém, quando o Senhor da Destruição chega a Pedra da Terra, um novo herói aparece e derrota Baal. Mesmo com a derrota do demônio, a Pedra da Terra é corrompida, mas o arcanjo Tyrael usa sua espada encantada e consegue destruir a pedra. Assim, o Mundo Mortal é protegido, mesmo com grandes mudanças. Por enquanto, a paz é mantida por lá.

diablo3_2 (Foto: diablo3_2)Diablo 3 (Foto: Divulgação)

15 anos depois: Diablo 3

Diablo 3 começou a ser desenvolvido em 2000, ou seja, oito anos antes do anúncio oficial do jogo na Blizzcon, em 2008, e quinze anos após o lançamento do primeiro jogo.

Nesta nova versão, a aventura continua em Santuário, que foi salvo das forças demoníacas por bravos heróis há vinte anos. Os guerreiros que sobreviveram à guerra contra os exércitos dos Infernos Ardentes acabaram enlouquecendo. No novo título, os jogadores voltarão mais uma vez a esta região para enfrentar o mal e suas manifestações.

Em Diablo 3, o feiticeiro Deckard Cain aparece com sua sobrinha, Leah, 20 anos depois da destruição da pedra, quando um cometa de fogo segue em direção à catedral de Tristam. O jogador terá que descobrir a relação deste cometa com os eventos estranhos que acontecem naquela região. Lá será possível jogar com cinco classes de heróis distintos – bárbaro, feiticeiro, arcanista, monge e o caçador de demônios –, e cada um deles tem uma variedade de feitiços e habilidades.

Diablo III (Foto: Divulgação) (Foto: Diablo III (Foto: Divulgação))Diablo 3 (Foto: Divulgação)

Durante as aventuras - repletas de batalhas contra monstros e chefes desafiadores -, os heróis poderão ampliar em experiência e habilidade e claro comprando itens. A produtora promete uma sequência perfeita de Diablo 2, com interface fácil, mais ação e jogabilidade mais dinâmica.

O motor gráfico 3D é inédito e os motores de física, que foram aperfeiçoados, permitem novos efeitos visuais. O mundo de Santuário terá novas áreas externas e internas. Além disso, novos ambientes interativos, com várias armadilhas e obstáculos, foram criados. O jogo terá quatro opções de dificuldade – Normal, Pesadelo, Tormento e Inferno.

E, claro, o modo Hardcore estará presente. Se você não tem medo de perder o seu personagem para sempre, com direito a uma morte bem sofrível e trágica, vá para este modo. O jogo em grupo, via Battle.net, também estará disponível nos modos cooperativo e competitivo.

Diablo 3 traz uma variedade de monstros diabólicos e um novo sistema de missões, com opções de personalização de personagem para uma melhor experiência no RPG de ação. A Blizzard garante que os fãs vão se surpreender com os desafios do título.

Diablo 3 (Foto: Divulgação) (Foto: Diablo 3 (Foto: Divulgação))Diablo 3 (Foto: Divulgação)

Lançamento oficial e edição de colecionador

A partir de terça-feira (15), às 04h01, horário de Brasília, os jogadores brasileiros poderão comprar o jogo no site Battle.net. Alguns sites de lojas brasileiras já fazem pré-venda com preço sugerido de R$ 99.

Além disso, já está a venda por R$ 349,90 a edição de colecionador de Diablo 3, que inclui o jogo em DVD-ROM, um crânio de Diablo e drive USB de 4GB com uma cópia de Diablo 2 e Diablo 2: Lord of Destruction. Há ainda conteúdos exclusivos para World of Warcraft, StarCraft 2 e Diablo 3, Blu-Ray e DVD com o making-of do jogo, o livro The Art of Diablo III e a trilha sonora de Diablo 3, com 25 faixas contendo as músicas que embalam o novo jogo da série.

Para comprar uma outra opção de jogo físico, com manual e na caixa, espere até o dia 7 de junho ou faça a pré-compra no mesmo dia da venda do jogo online.

 
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Markson Dias
    2012-05-16T09:51:29

    Comecei hoje e to curtindo muito, os audiobook em portugues são um espetaculo, finalmente um portugues Brasileiro limpo e claro, nada de portugues de portugual nem portunhol, Brasileirissimo, as historias dos personargens sendo contadas enquanto vc vai matando os monstros, ficou show, perfeito...e eu so joguei meia hora! nota 10

  • Lex Lutror
    2012-05-15T21:04:03

    nossa!!! Esse promete ser o melhor jogo..!!!

  • Wagner Soares
    2012-05-15T17:10:51

    Se vocês comprarem você vão acabar indo para o inferno! Cuidado!

  • Maicon Sousa
    2012-05-16T09:26:07

    Caraca meu irmão! quando zerei o 1 e 2 em 2003 eu tinha cabelo pacaralho agora to ficando careca mas vou comprar esse Diablo 3 e relembrar os tempos bons de 2003, saudades daquela época.

  • Fabio Nobre
    2012-05-16T08:55:47

    bom como eu trabalho eu ainda to lvl 12.. +tem amigo lvl 30+ ja.. jogo mto bom mas ainda tenho q aprender mta coisa la rs =)..

  • Murilo Melleiro
    2012-05-16T08:16:40

    Mano! Joguei ontem, o jogo esta TOTALMENTE em português, até os audios (Sim isso mesmo, seu personagem falará "Estou sem mana" quando você soltar uma skill e não tiver mana õ.o) Achei o jogo muito satisfatório, o modo multiplayer é muito bem pensado, e sem contar a casa de leilões. Jogo muito TOP valeu a pena toda a espera. õ/ Pena que o servidor Americano ficou mais de 10horas OFF devido a problemas sistêmicos, mas fazer o que (; Ja tem gente lvl 60 (MAX). Deus!

  • Luis Henrique
    2012-05-16T00:19:32

    Diablo 3 está para Hero Quest, tal como SKYRIM está para Advanced Dungeons & Dragons.

  • Lex Lutror
    2012-05-15T21:10:08

    Quero jogar com o Barbaro e o Necromancer adoro fazer macumba!!!

  • Pedro Sousa
    2012-05-15T18:48:25

    Wagner Soares, ngm te perguntou, se eu for o problema é meu heuaheua

  • Andressa Monalisa
    2012-05-15T17:58:10

    Wagner Soares, comprar e jogar um jogo não levará ninguém ao inferno. Segundo algumas religiões suas atitudes é o que o levariam para tal lugar. Adoooooro jogar Diablo e o unico inferno que conheço é aquele criado pelos seres humanos que matam, destroem e corrompem o meio com sua ambição, inveja e ignorância. De todos os seres imaginários que me falaram até hoje de todos prefiro o de jogos eletrônicos pois não espalham terror e não fazem as pessoas de bestas com suas palavras infundadas em livros escritos ha milhares de anos...

  • Antonio Nazareth
    2012-05-15T15:36:20

    Eu comprei o jogo segunda feira instalei e hoje de manaha ja estava jogando!

  • Jhonatan Manoel
    2012-05-15T15:30:20

    olha, ta dificil a coisa no TechTudo hein, primeiro dizem que Matriz é John Woo, agora essa da Adria The Witch ser arqueira.

  • Gabriel Matera
    2012-05-15T14:32:12

    ...contar com a ajuda do feiticeiro Deckard Cain, um guerreiro, Wirt, e uma arqueira, Adria.... arqueira!? arqueira?!, Adria the Witch, Arqueira??! Stag(estagiário), quando for assim, deixa quieto, nao escrever artigo não vai.

  • Arthur Ferreira
    2012-05-15T11:10:45

    Tá meio atrasado, não? Já saiu desde as 4h da manhã e tem gente jogando.