16/05/2012 08h30 - Atualizado em 16/05/2012 08h30

Estudantes criam relógio que mede a sua percepção do tempo

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A diferença na maneira com que sentimos as horas passarem inspirou os estudantes Brian Schiffer e Sima Mitra, da Universidade de Cornell, em Nova York, nos Estados Unidos, a criar um relógio que mede a percepção do tempo pelo usuário. O modelo foi batizado de TicTocTrac.

Relógio criado com recursos existentes no mercado tem baixo custo (Foto: Reprodução)TicTocTrac (Foto: Reprodução)

Embora pareça um simples relógio de pulso, o eletrônico vai além e pode gerar dados importantes para análise e percepção humana de tempo e espaço em diferentes circunstâncias. O TicTocTrac conta com um motor, um sensor de movimento e pressão e um cartão microSD. O cartão é necessário para armazenar o bastante simples software do relógio e, também, para guardar dados das medidas.

Para usar o acessório e testar sua percepção do tempo, basta dar um toque na face do TicTacTrac. Com isso, o relógio passa a exibir uma quantidade aleatória de tempo no visor, que precisa ser estimada pelo usuário. Se, por exemplo, a tela mostrar 30 minutos, significa que o usuário precisará tocar na tela do aparelho novamente quando ele achar que passaram 30 minutos. As eventuais discrepâncias, para mais ou menos, são registradas no microSD e podem ser analisadas posteriormente em qualquer computador.

Os dois estudantes gastaram apenas US$ 55 (equivalente a R$ 107) na construção do relógio. A carcaça foi produzida em uma impressora 3D e os circuitos e controladores usados são facilmente encontrados no mercado.

Via Geek

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Orang Ut
    2012-05-16T11:40:36

    Interessante para usar pelos pais e filhos quando estes vão para a balada. Ou entre o casal, quando estiverem transando...

  • Thiago Silva
    2012-05-16T10:43:58

    Bem interessante, legal para ser usado em estadio de futebol quando seu time esta ganhando ou perdendo. Rs.