Internet

08/05/2012 06h00 - Atualizado em 08/05/2012 11h34

Facebook impedirá comentários 'irrelevantes'

Camila Porto
por
Para o TechTudo

Com o intuito de diminuir as publicações ofensivas e o spam, o Facebook implantou um sistema de bloqueio automático de publicações. É o que afirma o blogueiro Robert Scoble, que recebeu uma notificação da rede ao tentar publicar um comentário.

Mensagem de erro do FacebookMensagem de erro do Facebook (Foto: Reprodução)

O comunicado dizia o seguinte: “Este comentário parece ser irrelevante ou inapropriado e não pode ser postado. Para evitar que seus comentários sejam bloqueados, por favor certifique-se de que eles contribuem para a postagem de alguma forma”.

Depois de ter seu comentário bloqueado, Scoble o postou em sua página no Google+, na qual recebeu mais de 500 comentários. Apesar de não ter nenhum indício de palavras obscenas, racismo ou spam, o comentário não foi veiculado no Facebook.

O departamento de comunicação do Facebook enviou um comunicado ao site TechCrunch explicando o engano no caso de Scoble. Um dos trechos do comunicado, em tradução livre, afirma: “Nós temos sistemas automatizados que funcionam nos bastidores para manter um ambiente confiável e proteger nossos usuários de maus atores que frequentemente usam links para espalhar spam e malwares.”

Apesar de muitos saberem desses filtros, o que mais chamou a atenção nesta situação foi o fato do comentário mencionar o termo “Google+”. Isso levantou a suspeita de que o Facebook censura comentários que contenham o nome do principal concorrente. No entanto, a suspeita foi deixada de lado, sendo o conteúdo considerado um “Falso Positivo”, assim como temos em alguns antivírus. O comentário continha três links, e Scoble sequer era amigo do autor do post, o que pode ter disparado o sistema de bloqueio.

Fizemos um teste e, realmente, o Facebook não bloqueia postagens com a palavra “Google+”. Porém, tudo isso depende do comportamento do usuário dentro da rede. O fato de spammers terem um perfil de utilização parecido (enviam muitos links, adicionam muitas pessoas, comentam muitas vezes por dia) pode ativar o sistema de bloqueio. Da mesma forma, Scoble é muito ativo no Facebook e produz muito conteúdo, um fator que pode ter gerado o bloqueio.

Mas e você? O que acha desse sistema? Ele realmente favorece o usuário diminuindo o spam? Já teve algum conteúdo bloqueado?

Via DailyMail

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Andréa Costa
    2012-05-08T17:08:13

    uma única vez aconteceu comigo, nem lembro o q escrevi mas sei q não foi nada que merecesse ser censurado,agora que li isso fiquei "cabrera'

  • Rosana Fleury
    2012-05-08T16:41:07

    Fora Spam! Isso é um saco...

  • Leandro
    2012-05-08T16:31:38

    Sergio Dellova... CURTI!

  • Pedro Paulo
    2012-05-08T15:37:48

    emsm e

  • Ninhu Andrade
    2012-05-09T08:41:17

    e olhe que o Neto da Band é um brincalhão,ridiculo de mais e infeliz nas opniões e criticas ,horas esculhamba segundos depois ta babando o ovo do jogador , mais fazer o que né

  • Ninhu Andrade
    2012-05-09T08:38:38

    Concordo Marcio Bandeira , da uma agunia da peste quando o cara pergunta se o Fluminense tem chance de ganhar do Boa Vista ou se tem mais time essas coisas que o cara só pergunta pra apareçer , muito sem graça fico com vergonha por quem faz e por quem exibe o futebol já anda meio sem graça aqui no Brasil ainda mais com essa palhaçada por isso não assisto mais jogo pela globo .Antigament achava que tinha mais emoção que os comentaristas da globo faziam diferença hoje vejo que estão ultrapassados prefiro ter que escutar o neto ou outros comentaristas da sportv

  • Marcio Bandeira
    2012-05-09T06:58:40

    TV GLOBO, voces devia copiar a formula para as transmissoes do futebol. Aqueles videos idiotas de pessoas querendo aparecer e que fazem perguntas ja com resposta e que nao tem nada que ninguem ja nao saiba, deveria ser cortadas no ato do envio e ainda informar o quao estupido a pessoa esta sendo.

  • GILBERTO JUNIOR
    2012-05-09T03:26:02

    gostei, me revolto com os spams que as pessoas ficam mandando negocio de clique aki, eu hein coisa de orkuteiro maluco. se pagina for legal eu dou like se não eu não visito e se eu vejo muito spam eu clico pra reportar. queria que banissem os caras mas pelo menos isso deve ser um começo, talvez eles voltem pro orkut ou sigam pro google + (la eh legal so q eh mto vazio...)

  • Nuberval Junior
    2012-05-09T02:40:33

    Eu sou vítima do facebook com relação a bloqueios. A poucos dias mandei solicitações para amigos do aplicativo "Meu calendário" e fui bloqueado de adicionar pessoas. Agora fui bloqueado de novo por convidar a filha de uma amiga para ser minha amiga, e pasmem, fui bloqueado porque tenho poucos amigos em comum com ela. Podemos adicionar pessoas que conhecemos pessoalmente? Conheço a menina a 4 anos e não posso adicionar ela? Sem contar que fui bloqueado de adicionar amigos por 14 dias. Esse facebook é injusto, até parece que eles sabem quem eu conheço pessoalmente. Fica aqui o meu protesto.

  • Ale Almeda
    2012-05-09T00:58:52

    Tem gente dizendo que é ditadura. Mas acredito que seja um meio de EDUCAR determinadas pessoas incovenientes sem noção. Muito bom mesmo.

  • Rafael
    2012-05-08T23:24:49

    Amém. Mas esse filtro não teria necessidade se pessoas com um intelecto menor do que o de uma formiga usassem o Facebook. Quando começarem a exigir teste de QI para usar a internet a coisa muda. Saudoso é o tempo que a internet era uma ferramente para poucos.

  • Jaqueline Souza
    2012-05-08T20:36:09

    achei muito bom,afinal é mais uma defesa de receber spam,até comentarios inadequados .

  • Mauro Amado
    2012-05-08T18:51:36

    Mandou super bem na escolha da foto. Annoying Facebook Girl é top. Hahahaha, nunca tinha visto a real foto dela, apenas nos posts. Mandou bem

  • José Santos
    2012-05-12T21:38:57

    Até agora não mudou nada aqui '-'

  • Felipe Oliveira
    2012-05-12T11:34:52

    Pelo amor de Deus...tire isso imediatamente ! Está horrível ! De 10 coisas que eu posto , 6 dá essa mensagem ! Está muuuuito ruim !

  • Tayson Alves
    2012-05-09T09:38:19

    espero q nao limite a liberdade de expressao ^^

  • Carla Sancinetti
    2012-05-09T09:12:31

    Eu tbm sou vítima do facebook com relação a bloqueios. Ontem mandei solicitações para amigos e fui bloqueada de adicionar pessoas, fui bloqueado de fazer comentários, a galera fala do orkut mas o face ta vacilando como não conheço a pessoa que mandei convite se saiu com ela todo final de semana palhaçada. Fica aqui o meu protesto.

  • rodrigo sarri
    2012-05-08T18:33:45

    Até que enfim uma ferramentas que fará a diferença! PQ corrente, spam e outros que não agregam nada a postagem não precisam mesmo ser adicionados.

  • Eliesner Silva
    2012-05-08T18:08:06

    A ditadura chegou a internet. Começa pela censura... Daqui a pouco tem o 'dops' digital...

  • Carlos Souza
    2012-05-08T18:04:59

    O facebook virou uma porcaria... Inventam um monte de "novidades" que nem sempre são MELHORIAS. Sem falar que, como disse o Sergio Dellova, esse negócio de piadinhas, frases "engraçadas" e imagens "interessantes" já cansou!

  • Monster 123
    2012-05-08T18:03:22

    Aparentemente isso parece bom, mais isso e' o começo para a internet ser sensurada

  • Alberto Bento
    2012-05-08T16:03:58

    Concordo com o que disse o Sergio Dellova, o Facebook esta indo alem, está distanciando as pessoas. algumas se tornaram totalmente dependente desse troço.. fico me perguntando..pq isso? é uma forma de aparecer?

  • Alberto Bento
    2012-05-08T15:58:56

    Concordo com o Sergio Dellova, pode parecer estranho, mas alem disso tudo que ele citou o Facebook esta distanciando as pessoas, algumas estão totalmente dependentes dele,uma pena.

  • Aless
    2012-05-08T14:59:03

    Mesmo que a maioria do que é postado no Facebook seja irrelevante, sou a favor da liberdade de expressão até fim! A Ditadura, responsável por uma censura exacerbada, já acabou faz tempo, mas, pelo visto, quer voltar e ainda com o apoio de muitos! A Internet deve ser um ambiente livre!

  • Sérgio Dellova
    2012-05-08T14:28:09

    O Facebook está tão bom, mas tão bom que eu exclui o meu e não sinto a menor falta!! Tá passando da hora de ser criado algo mais positivo!! Entrar em face pra curtir piadinhas sem graça, hipocrisia barata e frases lindas de atores famosos não tá com nada!! Todo mundo é super homem, apaixonado, educado, lindo e exemplo de vida no facebook!!! A realidade é bem outra!!!