Celular

24/05/2012 16h07 - Atualizado em 24/05/2012 16h07

Faixa de rádio da Nextel dá lugar a 4G de outras operadoras, nos EUA

Robson Sales
por
Para o TechTudo

Os clientes norte-americanos do serviço de rádio Nextel terão que migrar para o serviço Sprint Direct Connect. O objetivo é liberar a atual frequência para ampliar a rede 4G de outras operadoras. A previsão é que, até o final do ano, todas as 9,6 mil estações rádio-base da Nextel assumidas pela Sprint sejam desconectadas.

Sprint quer usar frequência herdada da Nextel para 4G (Foto: Divulgação) (Foto: Sprint quer usar frequência herdada da Nextel para 4G (Foto: Divulgação))Sprint quer usar frequência herdada da Nextel para
4G (Foto: Divulgação)

A empresa aguarda a autorização da agência reguladora dos Estados Unidos para utilizar as frequências de 800 MHz da operação adquirida da Nextel na implementação de LTE. A rede 3G já usa essa frequência. O CTO da Sprint, Stephen By, acha que “é importante descontinuar a rede iDEN não apenas para otimizar o espectro que temos, mas também para eliminar os custos associados a esse negócio”.

Durante o evento Alcatel-Lucent Technology Symposium, que acontece esta semana em Santa Clara, na Califórnia, o executivo da Sprint afirmou que a rede foi criada para atender 20 milhões de clientes, no entanto, atualmente, está redimensionada para 5 milhões de consumidores. “Não abrimos os dados, mas posso dizer que a migração está indo muito bem e a rede iDEN será descontinuada até o fim do ano”, disse By.

No Brasil, a Nextel ainda mantém a rede iDEN ativa.

Via Mobile Time.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares